Rio -  Com conceito inovador de moradia e construção, a empresa brasileira BGA Arq & Design – Estruturas Itinerantes, da arquiteta e designer Betina Gomes, apresenta a Casa do Futuro, na badalada Semana Internacional do Móvel de Milão 2013, que está sendo realizada até o próximo domingo, dia 14. O projeto é o único brasileiro do segmento de arquitetura de interiores a estar presente na edição deste ano.
A ideia foi criar um imóvel 'itinerante', que mistura mobilidade e sustentabilidade | Foto: Divulgação
A ideia foi criar um imóvel 'itinerante', que mistura mobilidade e sustentabilidade | Foto: Divulgação
Conhecida por seus projetos inovadores, a arquiteta criou uma casa que é uma mistura de morada dos “Jetsons” com um jogo de lego. A ideia é apresentada como uma residência itinerante de apenas 32m², em que tecnologia, mobilidade e sustentabilidade se encontram criando um conceito revolucionário em moradia e construção civil.
A inspiração surgiu a partir de um questionamento da própria arquiteta sobre formas de utilização de espaços compartilhados, visando a otimização dos ambientes de acordo com o metro quadrado. Por exemplo, por que uma cama ocupa um espaço de 3,5m² durante todo o dia se é necessária apenas para dormir? O que mais é possível fazer com este espaço durante os demais períodos do dia?
O projeto possibilita aos moradores adequarem o ambiente conforme suas necessidades | Foto: Divulgação
O projeto possibilita aos moradores adequarem o ambiente conforme suas necessidades | Foto: Divulgação
A Casa do Futuro traz o conceito da morada móvel e portátil, onde conforto não é sinônimo de espaço, o importante é a funcionalidade dos ambientes. O objetivo é acomodar o seu morador e permitir que ele leve a sua residência para onde quiser.
Com um espaço totalmente móvel, composto de três módulos de madeira que se encaixam, o espaço tem tecnologia alemã Wood Frames, de construção leve e modulável, feita em quadros de madeira certificada. O projeto foi concebido em mínimos detalhes para possibilitar aos moradores mudanças de cenários, transformando ambientes pré-programados conforme suas necessidades e ocasião, adaptando-os de acordo com suas preferências ao simples comando de um botão. Isto só é possível através do uso de um eficiente projeto de automação tecnológica de última geração integrado a um dispositivo portátil móvel como smartphone, tablets ou notebook, de onde o usuário pode controlar tudo.
Além disso, cenários automatizados são criados ao toque de um dispositivo, permitindo configurar espaços totalmente diferentes através do uso de sistemas de automação residencial que controlam iluminação, acionamento de toldos e persianas, motorização de móveis e painéis deslizantes que transformam os espaços.