Rio -  O corpo do mestre-sala Ronaldinho será enterrado neste sábado, às 11h45, no Cemitério de Vila Rosali, em São João de Meriti, na Baixada. O sambista tinha 42 anos e morreu nesta sexta-feira, na UPA de Duque de Caxias, após travar longa batalha contra um câncer.
Considerado um dos mais brilhantes representantes da arte do mestre-sala, Reinaldo Alves Teixeira, seu nome de batismo, construiu uma bela carreira no Carnaval e tevepassagens por escolas como Salgueiro, São Clemente, Viradouro, Império da Tijuca, Grande Rio, Caprichosos, Cubango e União da Ilha.

Dono de um estilo elegante, era muito respeitado por seguir a escola clássica do bailado honrando a tradição de grandes nomes como Delegado e Élcio PV. Com diversos prêmios na carreira, Ronaldinho conquistou seu último título pelo Salgueiro em 2009. Em 2013, iria defender o pavilhão da Viradouro, mas teve que ser substituído meses antes do desfile por causa do tratamento de saúde.
Mestre-sala brilhante, Ronaldinho perdeu batalha contra o câncer | Foto: Raphael Azevedo / Agência O Dia
Mestre-sala brilhante, Ronaldinho perdeu batalha contra o câncer | Foto: Raphael Azevedo / Agência O Dia
Bastante perseverante, Ronaldinho em nenhum momento se deixou abater pela doença e sempre registrava em seu perfil no Facebook notícias sobre consultas e procedimentos médicos.

Representantes de diversas escolas lamentaram a perda do veterano mestre-sala.
Selminha Sorriso (porta-bandeira da Beija-Flor)
"O nosso irmão Ronaldinho mestre-sala se separou de nós. Que ele seja recebido com luz e paz"
Regina Celi (presidenta do Salgueiro)
"Meus sentimentos aos familiares do Ronaldinho, salgueirense apaixonado que por anos abrilhantou a agremiação como mestre-sala. Descanse em paz"
Ilclemar Nunes (jurado de MS/PB e membro mais antigo do júri da Liesa)
"Ronaldinho, além, da saudade dos seus amigos e admiradores, você também deixou sua marca, sua elegância e garbo na passarela da Sapucaí! Que Deus o tenha em bom lugar"
Bira (ex-mestre-sala da Ilha)
"O samba perdeu um grande mestre-sala. Uma notícia muito triste"
Marquinhos (mestre-sala da Vila Isabel)
"Deus todo poderoso, receba Ronaldinho em sua morada. Conforte sua alma e dê ao seu espírito paz. Estou triste pela perda do meu amigo, de longe acompanhei sua luta para sobreviver. Que a falange do bem esteja o protegendo"
Luis Carlos Magalhães (pesquisador e colunista do site Carnavalesco)
"Ronaldinho era um de meus preferidos. Se Heitor dos Prazeres o tivesse visto dançar diria: "ESSE AÍ NÂO SE PERDE EM PERIPÉCIAS ESTAPAFÚRDIAS". Ronaldinho quase não tirava o pé do chão, dançava do jeito que eu considero mais apropriado para a função. Quando o vi no essaio técnico levei um susto, pois sabia da gravidade de sua doença. Mesmo assim ele estava lá e jurava estar de volta em 2014. Teve uma vida bonita, reconhecida, um astro da maior festa do país em que viveu. Saber que morreu em uma UPA é que dói. Sabendo quem ele foi, sabendo a UPA o que é. Tomara que Delegado já esteja lá te esperando, dançando...quase sem elevar os pés do chão. Do jeito que você também gostava..."
Em janeiro de 2013, Ronaldinho, mesmo doente, esteve no ensaio técnico da Viradouro e acompanhou a apresentação do casal | Foto: Divulgação
Em janeiro de 2013, Ronaldinho, mesmo doente, esteve no ensaio técnico da Viradouro e acompanhou a apresentação do casal | Foto: Divulgação