Rio -  O Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Resende foi considerado o melhor do país entre os municípios de 50 mil a 300 mil habitantes. O município conquistou o Prêmio  Brasil Sorridente, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). O prefeito José Rechuan receberá o prêmio dia 24, em cerimônia realizada em Brasília. Além do reconhecimento, Resende deverá ganhar, ainda este ano, um consultório odontológico.
Programa Cárie Zero leva atendimento especializado até as escolas municipais de Resende | Foto: Divulgação
Programa Cárie Zero leva atendimento especializado até as escolas municipais de Resende | Foto: Divulgação
“Já começamos o segundo mandato com uma boa notícia para a população de Resende, mostrando mais uma vez os resultados obtidos com os investimentos destinados à saúde do município, provando que os serviços públicos podem e devem ter qualidade”, defendeu o prefeito Rechuan.
Esta é a quarta premiação seguida da Prefeitura. Desde 2010, a Saúde Bucal de Resende é considerada como a melhor do Estado do Rio de Janeiro. Nesse ano, o município alcançou o quinto lugar em nível nacional. Em 2011, ficou na segunda posição no nacional e, em 2012, obteve a terceira colocação entre os municípios de 50 mil a 300 mil habitantes do Brasil.
São avaliados 11 quesitos, entre eles, número de equipes de saúde bucal na atençãobásica e remuneração dos profissionais. Segundo a superintendente de Saúde Bucal de Resende, Paola Galito, desde o início do governo José Rechuan, em 2009, foram feitas diversas melhorias na área, que possibilitaram as conquistas do prêmio por quatro anos consecutivos.
Programa Cárie Zero nas escolas
O Cárie Zero oferece serviços de tratamento odontológico completo aos alunos da rede municipal de ensino, incluindo atividades educativas na área da saúde bucal, procedimentos de prevenção contra a cárie, com aplicação de flúor, tratamento curativo e escovação supervisionada.
A quantidade de kits de higiene bucal distribuídos foi ampliada, com escova de dente, creme e fio dental. No ano passado, foram entregues 20 mil unidades; este ano estima-se que sejam 35 mil kits distribuídos.