Rio -  Aulas de basquete animam a terceira idade de Queimados.É neste contexto que a Secretaria da Terceira Idade de Queimados realiza toda última sexta-feira do mês atividades práticas na Praça dos Eucaliptos, no centro, a partir das 08h.
Grupo da Terceira Idade conta com atividades, como o basquete, para se movimentar toda última sexta-feira de cada mês. O projeto da administração municipal esporte e lazer | Foto: Divulgação
Grupo da Terceira Idade conta com atividades, como o basquete, para se movimentar toda última sexta-feira de cada mês. O projeto da administração municipal esporte e lazer | Foto: Divulgação
Com objetivo de combater o sedentarismo e incentivar a prática esportiva na prevençãode doenças crônicas cerca de 50 idosos participaram da atividade, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer na organização dos circuitos que foram montados com tabelas em que os participantes aprendem fundamentos básicos do esporte como: movimentação, passe e arremesso.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, através de atividades deste cunho, os idosos passarão a conhecer melhor as modalidades esportivas. “Não é só qualidade de vida e a autoestima que estamos desenvolvendo. Estamos trabalhando também o aspecto da informação. Quantos idosos não conheciam o basquete e hoje fizeram até cesta. Além da formação de atletas, o Prefeito Max Lemos nos orientou a fazer um trabalho social e de informação”, frisou Monteiro.
Para tirar o estigma de que o idoso é incapaz de participar de certas atividades esportivas o “aulão” foi criado. A afirmação é do secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho, o Dequinha. “O idoso queimadense sempre teve o seu valor. Nossa missão é fazer com que a terceira idade possa vivenciar a prática esportiva desmitificando a ideia que eles não podem praticar determinada modalidade, como por exemplo o basquete. Buscamos a inclusão deles na sociedade, através do esporte. Agradeço ao Prefeito Max Lemos por ter me confiado uma Secretaria tão importante, cujo a missão principal é cuidar dos idosos”, destacou Dequinha.
Dequinha acrescentou que: “A busca por um envelhecimento saudável atualmente é muito comum. O número de praticantes de atividades esportivas aumentou e as pessoas passaram a encarar esta fase da vida com outros olhos, em busca de bem estar físico e mental, sempre ativas e participativas na sociedade”.