O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que dura a vida toda, sendo caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue. Trata-se da forma mais comum de diabetes que acomete os indivíduos adultos. A alimentação é uma das grandes aliadas no tratamento dessa doença. Saiba mais sobre o assunto e confira os alimentos proibidos para diabéticos tipo 2.
DIABETES TIPO 2
A diabetes é causada por um defeito no processo de produção ou consumo de insulina no organismo. A insulina é um hormônio essencial para levar o açúcar do sangue até as células, onde é armazenado e depois usado na produção de energia.
No caso da diabetes tipo 2, as células do organismo não respondem normalmente à insulina, gerando uma doença conhecida como “resistência à insulina”. Dessa forma, o açúcar que está no sangue não entra nas células e fica vagando pelo organismo através dos vasos, o que chamamos de hiperglicemia. Ao chegar em algumas regiões, como a retina, o excesso de glicose causa danos e pode levar ao aparecimento de doenças como retinopatia diabética, que leva a cegueira.
Veja também café descafeinado, combate o diabetes tipo 2
ALIMENTAÇÃO DO PORTADOR DE DIABETES
O portador de diabetes pode levar uma vida normal se mantiver uma alimentação balanceada e o índice de glicemia adequado. Mas o que poucas pessoas sabem é que isso pode ser feito sem um sacrifício exagerado, desde que o indivíduo mantenha uma dieta saudável semelhante as que são indicadas para ter uma boa qualidade de vida.
O diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao excesso de peso e consumo de gorduras na dieta. Manter um peso adequado e ter uma alimentação balanceada favorece para o controle da glicemia e pode retardar o surgimento da doença.
ALIMENTOS PROIBIDOS PARA DIABÉTICOS TIPO 2
1. Alimentos: açúcar, bebidas alcoólicas, frituras, melado, tortas, doces, mel, rapadura, refrigerantes, pele de aves, embutidos, industrializados, condimentos, massas, sorvetes cremosos e carnes gordurosas.
2. Frutas: abacate, uva, figo, caqui, manga e jaca devem ser evitadas.
3. Combinações como legumes com arroz: o arroz deve ser substituído por outro alimento que não seja rico em carboidrato. Além disso, legumes como beterraba, mandioca, cará e abóbora devem ser evitados.
ALIMENTOS PERMITIDOS PARA DIABÉTICOS TIPO 2
1. Frutas: como laranja, mamão, maça, pera, banana e outras;
2. Verduras: acelga, almeirão, brócolis, escarola e outras;
3. Óleo vegetal: algodão, milho, girassol e soja;
4. Bebidas: leite, café, sucos naturais, chá e refrigerantes diet;
5. Legumes: vagem, chuchu, cenoura e outros;
6. Carnes: bovina magra, frango e peixe;
7. Industrializados: margarina, geleia, iogurte, queijo fresco, torrada não doce, pudins com adoçante e gelatina dietética.
Veja também tratamento para diabetes tipo 2
Os portadores de diabetes tipo 2 devem adotar hábitos de vida saudáveis para tratar a doença e evitar complicações. Essas atitudes incluem a adoção de uma alimentação saudável, com baixas quantidades de carboidratos e outros açúcares, além da realização de atividade física diariamente. Aposte nas dicas citadas e evite os alimentos proibidos para diabéticos tipo 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário