A doença coronariana é uma patologia muito comum em nosso meio. Ela é causada devido aos hábitos alimentares pouco saudáveis e a correria diária. São graves as consequências relacionadas a esse problema, porém elas podem ser evitadas através de uma detecção precoce dos seus sinais e sintomas. Conheça os sintomas da doença coronariana.
CONHEÇA A DEFINIÇÃO DE DOENÇA CORONARIANA
A doença arterial coronariana é manifestada devido ao estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos. Estes são responsáveis pelo transporte de sangue e de oxigênio ao coração.
SAIBA MAIS SOBRE O ATAQUE CARDÍACO
O ataque cardíaco, ou o infarto agudo do miocárdio, ocorre quando uma das artérias responsáveis em levar sangue ao músculo cardíaco, é bloqueada. O problema pode ser ocasionado pelo espasmo da artéria ou por uma placa de gordura, a qual é a preceptora da formação de coágulos. Como resultado, o tecido cardíaco é danificado, podendo afetar a contração do coração.
CONHEÇA AS CAUSAS E OS FATORES DE RISCO PARA A DOENÇA CORONARIANA
A doença coronariana é geralmente causada por uma enfermidade, denominada aterosclerose (placa de gordura). Como resultado desse acúmulo, ocorre o estreitamento das artérias com posterior diminuição do fluxo sanguíneo para o coração. O indivíduo, no início, pode apresentar:
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Sintomas e sinais de ataque cardíaco.
OUTROS FATORES QUE AUMENTAM O PROBLEMA CORONARIANO
Conheça outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença coronariana:
- Homens com idade superior a 40 anos;
- Mulheres na menopausa;
- Hereditariedade – indivíduos que possuem história familiar positiva para doença coronariana;
- Indivíduos portadores de diabetes;
- Indivíduos portadores de pressão alta;
- Altas taxas de colesterol;
- Indivíduos fumantes;
- Etilismo;
- Acúmulo de estresse.
SINTOMAS DA DOENÇA CORONARIANA
Cada pessoa pode apresentar uma intensidade de sintomas quando possui doença coronariana. Enquanto uns apresentam manifestações clínicas muito evidentes, outros podem não apresentar sintoma algum. Essa variação acaba dificultando o diagnóstico da doença, levando a complicações graves do problema. Conheça alguns exemplos das manifestações clínicas da doença coronariana.
- Dor no peito ou desconforto. Em geral, ela é sentida em regiões como: abaixo do osso do tórax, no pescoço, nos braços, na barriga e na parte superior das costas;
- Falta de ar;
- Fadiga;
- Fraqueza;
- Náuseas;
- Vômitos.
A doença coronariana é uma doença grave que afeta um grande número de indivíduos em nosso meio. Ela precisa ser diagnosticada e tratada de forma adequada para evitar graves consequências a saúde. Após conhecer os sinais e sintomas da doença coronariana, é ideal buscar a orientação de um especialista diante de qualquer uma das manifestações características da doença.
Conheça os alimentos que devem ser evitados na pressão alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário