sábado, 18 de maio de 2013

O mais novo chinês do pedaço


O mais novo chinês do pedaço

A Lifan apresenta o SUV X60, de olho no mercado do Duster, Tiggo e EcoSport

LUIZ ALMEIDA
Punta Del Este (Uruguai) - Esqueça que a Lifan Motors era a marca que trazia para o Brasil o sedã 620 e o compacto 320 —este uma espécie de Mini Cooper genérico. Após romper a parceria com a Effa Motors, a matriz chinesa assumiu as operações noBrasil, a fabricante agora entra em nova etapa. E a estreia se dá com o lançamento do utilitário esportivo X60— chegará para concorrer diretamente com Ford EcoSport, Renault Duster e Chery Tiggo.
COMPLETÃO 
Montado em San José, no Uruguai, o X60 desembarca no Brasil em versão única com preço de R$ 52.777 —a Lifan Motors espera emplacar 400 unidades/mês. Encorpado e com linhas angulosas, o SUV chinês até se parece com a antiga geração do Toyota RAV4 na dianteira.
A Lifan apresenta o SUV X60, de olho no mercado do Duster, Tiggo e EcoSport
Foto:  Divulgação
Para brigar, o X60 chega com lista de equipamentos de série recheada. De fábrica, o SUV tem ar, direção hidráulica, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, faróis e luzes de neblina, sistema multimídia com tela de cristal líquido com acesso ao GPS, DVD e rádio/CD Player, vidros, travas e retrovisores elétricos, volante com comandos de áudio, freios com ABS e EBD, airbags frontais e rodas de 16 polegadas, entre outros.
Em breve contato com o X60 aqui em Punta Del Este, surpresas e decepções. O espaço interno é amplo . Os materiais plásticos são de boa qualidade e não se vê rebarbas. O X60 em acabamento concorre de igual para igual com EcoSport e o Duster . Há ótima visibilidade traseira e com retrovisores externos grendes. Ajustes de altura e profundidade dos bancos e o volante ajustável em altura favorecem a ergonomia. Um senão é o minúsculo relógio digital na parte superior do tablier.
Outro porém é o sofrível isolamento acústico. Dentro do X60 houve-se uma verdadeira sinfonia de ruídos.
O audível motor, por sinal, dá conta do recado. O quatro cilindros 1.8 L 16V com comando variável de válvulas entrega 128 cv de potência e desloca bem os 1.330 kg. Assim, garante acelerações e retomadas. Já o câmbio manual de cinco marchas tem engates macios e é bem escalonado.
PLANOS
A Lifan Motors tem plano de metas bem definido para o Brasil. Atualmente com 25 concessionárias, a chinesa pretende chegar ao fim de 2013 com um total de 50 lojas. E se por enquanto terá apenas o X60 nas vitrines, a fabricante planeja a chegada de um sedã médio e da picape Foison—ambos serão lançados este ano.
Estes dois últimos modelos, aliás, também serão montados, em regime CKD, na fábrica de San José, no Uruguai, de onde já sai o X60 e que tem capacidade para 40 mil veículos/ano. Assim como o utilitário esportivo que está sendo lançado agora no Brasil, a picape e o sedã médio também vão se beneficiar da isenção dos impostos do Mercosul.
O repórter viajou a convite da Lifan

Nenhum comentário: