Um dos grandes desejos das futuras mamães é poder amamentar seu bebê e qualquer coisa que coloca em risco esse sonho, pode causar pânico em algumas mulheres. Apesar de haver vários problemas de saúde capazes de resultar na incapacidade de amamentar, a maioria das pessoas acaba se lembrando apenas da variação anatômica na forma do mamilo. Fique por dentro do assunto e saiba como reconhecer os mamilos planos ou invertidos.
Saiba quais são os principais problemas de saúde que impedem a amamentação.
CARACTERÍSTICAS DOS MAMILOS PLANOS E INVERTIDOS
Reconhecer os mamilos planos ou os mamilos invertidos não é uma tarefa difícil, confira:
- Mamilos planos
Esse tipo de mamilo não se projeta com facilidade, nem mesmo quando estimulado. O resultado é que eles não se sobressaem muito em relação à aréola, de modo que a amamentação pode ser um pouco mais complicada.
- Mamilos invertidos
O problema dos mamilos invertidos é que eles se projetam para dentro ou se contraem quando são estimulados. Sua aparência é plana em relação à aréola, mas também podem ser ligeiramente ou muito invertidos no centro. A amamentação pode ser difícil.
COMO DESCOBRIR QUAL O TIPO DE MAMILO
Mulheres que ficam na dúvida sobre seu tipo de mamilo podem executar um teste muito simples, capaz de dar o diagnóstico do verdadeiro tipo de variação anatômica. Para isto basta colocar os dedos indicador e polegar na região da aréola, formando um “C” com a mão em volta do seio e apertar suavemente a região. Se o mamilo não ficar saliente, então ele é plano; caso o mamilo se retraia, ele é invertido.
Também é possível identificar outras variações de mamilo que podem acabar causando alguma confusão, como é o caso do mamilo curto, que se projeta muito discretamente, ou do mamilo psudoinvertido, que apesar de ser voltado para dentro, se projeta para fora quando estimulado.
É POSSÍVEL AMAMENTAR?
Na grande maioria das vezes o mamilo plano ou até mesmo o invertido não impede a amamentação, pois as mudanças que ocorrem ao longo de todo período gestacional podem acabar fazendo com que eles se tornem cada vez mais protuberantes e se projetem para fora.
É importante lembrar que na fase final da gestação, quando as mamas aumentam de volume e se tornam cheias de leite, muito raramente é possível que os mamilos invertidos acabem se voltando ainda mais para dentro do que de costume. Em situações excepcionais é possível que a retração seja tão intensa a ponto de obstruir a passagem de leite.
Os mamilos planos e invertidos constituem uma variação anatômica, não podendo ser taxados como doença. É muito fácil identificar a presença dessa alteração através de algumas manobras simples e, na maioria das vezes, o problema costume ser revertido quando a mulher começa a amamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário