sábado, 6 de julho de 2013

Bolívia mobiliza países na ONU para condenar tratamento a Morales

Bolívia mobiliza países na ONU para condenar tratamento a Morales

Avião do presidente boliviano foi impedido de sobrevoar os espaços aéreos de quatro países europeus

EFE
Nações Unidas - O Governo boliviano está mobilizando mais de cem de países nas Nações Unidas para que condenem o tratamento dispensado por vários países europeus a seu presidente, Evo Morales. O Grupo dos 77 e o Movimento de Países Não Alinhados planejam emitir nas próximas horas um pronunciamento contra a decisão de quatro países europeus de negar as permissões do avião presidencial no qual viajava Morales para sobrevoar seu espaço aéreo.
Da esquerda para direita: Rafael Correa, do Equador; José Mujica, do Uruguai; Cristina Kirchner, da Argentina e Evo Morales, da Bolívia, líderes da Unasul
Foto:  Efe

Fontes revelaram à Agência Efe que a Missão da Bolívia nas Nações Unidas está negociando para que o secretário-geral do organismo, Ban Ki-moon, receba o embaixador boliviano, Sacha Llorenti. Uma porta-voz da Missão boliviana detalhou à Efe que a reunião poderia ser "entre hoje e amanhã", embora o escritório do secretário-geral tenha descartado que ela aconteça nesta sexta-feira, porque Ban volta a Nova York após sua viagem pela Europa.
Llorenti já se reuniu na quarta-feira com o subsecretário-geral da ONU, Jan Eliasson, segundo a mesma porta-voz, que acrescentou que agora espera se reunir com Ban, encontro também pedido pelos embaixadores de países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A Unasul é é integrada por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Uruguai, Venezuela, Guiana, Suriname, Peru e Paraguai e exigiu desculpas públicas de Espanha, França, Itália e Portugal pelo incidente.

Nenhum comentário: