sábado, 6 de julho de 2013

Dois milhões de pessoas no Rio sofrem de dores crônicas

Dois milhões de pessoas no Rio sofrem de dores crônicas

Principais áreas afetadas são coluna e cabeça. Sedentarismo é uma das causas

BEATRIZ SALOMÃO
Rio - Para aquela dorzinha persistente, basta tomar um analgésico que passa, certo? Errado. Problema que afeta dois milhões de pessoas no Estado do Rio de Janeiro, a dor não tratada pode virar problema crônico e sem cura. Coluna e cabeça são as áreas mais atingidas.
Marco Antônio Hélio da Silva, presidente da Associação para o Estudo da Dor do Rio de Janeiro, alerta que problemas na lombar são os mais frequentes, superando, inclusive, as dores de cabeça. Marco Antônio explica que a região, no meio da coluna, é uma das partes mais sobrecarregadas por ser o centro de gravidade do corpo. Sedentarismo, estresse e postura errada ao sentar e deitar são as principais causas do mal.
Caminhadas serão estimuladas no Rio, como já foi feito em outras cidades
Foto:  Divulgação
“A população economicamente ativa é a que mais sofre com dor lombar, devido à má postura no trabalho e ao estresse”, alerta o médico. Em segundo lugar no ranking dos incômodos, a dor de cabeça possui mais de 13 tipos diferentes, mas a maioria é causada por questões emocionais, como a tensão. Já no caso da enxaqueca, diz o especialista, as causas estão relacionadas a uma disfunção cerebral.
Nos idosos, as dores estão relacionadas à artrose, doença degenerativa que afeta as articulações, principalmente do joelho. As principais causas são sedentarismo e sobrepeso.
O médico alerta ainda que, em até seis meses, uma dor aguda pode virar um problema crônico e sem cura. “É importante procurar o médico se o incômodo permanecer por mais de uma semana”, disse.

Entre as especialidades médicas que cuidam da dor estão ortopedia, fisiatria, neurologia e reumatologia.
Campanha chega ao Rio
Neste sábado, pela primeira vez, o Rio de Janeiro vai receber a campanha ‘A Dor Para a Vida das Pessoas. Pare a Dor’. Realizado pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (Sbed), com o apoio da Zodiac Produtos Farmacêuticos, o evento começa às 8h, no Parque Municipal Bosque da Barra, na Barra da Tijuca. A entrada é gratuita.
A campanha pretende conscientizar a população sobre a importância de viver sem dor e de realizar os tratamentos adequados. No Rio de Janeiro, será realizada ainda a ‘Caminhada Pare a Dor’, para estimular a prática de atividades físicas entre pacientes que sofrem com diferentes tipos do incômodo. O evento já aconteceu em capitais como São Paulo, Fortaleza e Salvador.


    Nenhum comentário: