sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dicas para melhorar o sono dos bebês O sono é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança. Confira dicas para melhorar o sono dos bebês.



Para evitar que a criança apresente problemas na hora de dormir, é necessário estabelecer algumas regras e hábitos simples. A tarefa de colocar o pequeno para dormir não é simples, já que nem sempre eles dormem a noite toda. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para melhorar o sono dos bebês.
639186 O bebê deve dormir em ambiente tranquilo e aconchegante. Foto divulgação Dicas para melhorar o sono dos bebês O bebê deve dormir em ambiente tranquilo e aconchegante. (Foto: divulgação)

SONO DA CRIANÇA

Nem todas as crianças  conseguem dormir durante o dia ou apresentam insônia a noite, por isso não fique desesperada. Algumas possuem um ritmo biológico diferente, principalmente após os 2 anos de idade. Essa variação é individual e deve ser respeitada. As crianças mais velhas devem ter um momento de descanso para reporem as energias. A irritabilidade é o principal sinal de que a criançaprecisa dormir ou descansar.
É importante que os pais tenham paciência e insistam para que o pequeno durma. Além disso, devem observar o comportamento da criança ao longo do dia, caso percebam sinal de irritabilidade fácil, é hora de tentar faze-lo tirar uma soneca. Saiba como ajudar o seu bebê a ter um sono tranquilo.
639186 Os pais devem criar uma rotina de sono para o bebê. Foto divulgação Dicas para melhorar o sono dos bebês Os pais devem criar uma rotina de sono para o bebê. (Foto: divulgação)

DICAS PARA MELHORAR O SONO DOS BEBÊS

1. Ajude o bebê a criar seu ritual de sono: é essencial que o bebê crie um ritual antes de dormir. Pode ser desde segurar um pano a colocar a mão na orelha. O ritual não pode depender dos pais para acontecer. Isso ajuda o pequeno a melhorar sua autonomia;
2. Estabeleça uma rotina: de acordo com especialistas, o ato de dormir gera traumas para o bebê, pois representa como um momento de abandono da mãe. Ter uma rotina proporciona segurança para o pequeno, já que ele sabe que irá acontecer todos os dias;
  
3. Evite oferecer leite ou cafeína antes de dormir: os alimentos  ricos em cafeína como chás e refrigerantes são estimulantes. Oferecer esses produtos para o bebê antes de dormir pode interferir na qualidade do sono dele. Além disso, algumas alergias causadas pela intolerância a lactose acarretam alguns distúrbios no sono;
4. Defina um local para ele dormir: a criança  deve ter espaço para dormir, evitando que durma nacama dos pais. Eles devem impor uma divisão, um limite de privacidade;
5. Deixe o quarto mais aconchegante: o quarto ideal para dormir deve ser livre de objetos comocomputador, televisão e outros. As distrações dispersam e estimulam a criança, mandando o sono para bem longe;
6. Não mande a criança dormir, mande ela para o quarto:  os pais devem respeitar o ritmo biológico dos filhos. Por isso, o ideal é mandar o pequeno para o quarto na hora certa e deixa-lo dormir quando sentir sono;
7. Deixe o bebê dormir a tarde: segundo especialistas, quanto melhor for o sono durante o dia, melhor será a qualidade de sono a noite. O sono da tarde é essencial para que a criança assimile o aprendizado.
639186 A irritação do bebê pode ser sinal de sono. Foto divulgação Dicas para melhorar o sono dos bebês A irritação do bebê pode ser sinal de sono. (Foto: divulgação)
sono do bebê é essencial para o seu crescimento e desenvolvimento saudável. Existem algumastécnicas para fazer a criança dormir que podem ajudar muito na melhoria da qualidade do padrão de sono do pequeno. Aposte nas dicas citadas de como melhorar o sono do bebê e cuide dasaúde do seu filho.

Nenhum comentário: