sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cuidados com os dentes durante a gestação A gestante deve ter cuidados redobrados com sua saúde bucal na gravidez. Veja os cuidados com os dentes que devem ser tomados durante a gestação.



Você tem medo de ir ao dentista porque está grávida? Saiba que nesse período é necessário ter cuidados especiais com os dentes. Isso porque, devido às alterações hormonais da gestação, podem surgir problemas na boca. Saiba mais sobre o assunto e veja os cuidados com os dentes durante a gestação.
639180 A gestante deve ter cuidados redobrados com os dentes. Foto divulgação Cuidados com os dentes durante a gestação A gestante deve ter cuidados redobrados com os dentes. (Foto: divulgação)

IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL NA GESTAÇÃO

Durante o acompanhamento com 372 gestantes na cidade de São José do Rio Preto, aproximadamente 72% delas apresentavam algum problema nos dentes. A maioria apresentou sangramento nas gengivas, que poderia ser evitado com uma boa higiene bucal em casa ou na visita ao dentista.
De acordo com a cirurgiã-dentista Ana Rosa Kuymjian, outro contratempo encontrado entre as entrevistadas foi o aparecimento de cáries. Há gravidas que escovam menos os dentes devidos a presença dos enjoos. Outras se alimentam mais vezes ao dia, sem fazer higiene adequada.
Outro estudo  feito por pesquisadores das Universidades de Western Reserve (Estados Unidos), apontou que doenças periodontais podem causar partos prematuros. De acordo com cirurgiões dentistas, quando existe uma doença periodontal provocada por bactéria, o corpo libera substâncias de defesa. Uma delas é a prostaglandina, que pode provocar a contração uterina, gerando um parto prematuro e baixo peso infantil.
639180 A gestante deve ter uma alimentação saudável para os dentes. Foto divulgação Cuidados com os dentes durante a gestação A gestante deve ter uma alimentação saudável para os dentes. (Foto: divulgação)

CUIDADOS COM OS DENTES NA GESTAÇÃO

1. Adote uma alimentação balanceada, evitando os fast foodsalimentos mais açucarados, café e refrigerantes;
  
2. Escove os dentes pelo menos duas ou três vezes ao dia. Realize também bochechos sempre que possível;
3. Assim que receber a confirmação da gravidez, informe o cirurgião dentista, para que juntos realizem um planejamento do tratamento preventivo. Se for uma gravides planejada o ideal é fazer um tratamento prévio dental;
4. Sempre que possível, evite cruzar as pernas e fique na posição na cadeira do dentista cm as pernas inclinadas para ativar a circulação do sangue;
5. Leve sempre com você um travesseiro pequeno, pois ele poderá ser útil para amenizar os desconfortos que algumas posturas provocam. Além disso, é essencial carregar fones de ouvido e celulares com musicas para evitar as tensões;
6. Use sempre o fio dental para retirar os restos de alimentos que ficam entre os dentes. Passe o fio pelo menos duas vezes ao dia.
639180 A gestante deve fazer visitas periódicas ao dentista. Foto divulgação Cuidados com os dentes durante a gestação A gestante deve fazer visitas periódicas ao dentista. (Foto: divulgação)
A gestante deve fazer um controle com o dentista durante toda a gravidez para evitar problemas bucais como as cáries, gengivites e outros. A mulher deve ter cuidados com a alimentação durante a gravidez, pois ela pode influenciar na saúde bucal. Além disso, é essencial fazer consultas periódicas com o dentista nesse período.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação eeducação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar umprofissional de saúde.

Nenhum comentário: