terça-feira, 5 de março de 2013

Cor das fezes: saiba mais


Durante as consultas médicas de rotina é bastante comum o médico questionar sobre o hábito intestinal e aparência das fezes. Muitas pessoas não dão importância para o assunto e acabam nunca se atentando para algumas características do material fecal, que são capazes de indicar a condição da saúde do aparelho gastrintestinal. A coloração do cocô varia de uma pessoa para outra, de acordo com fatores como alimentação e quantidade de bílis produzida. Fique por dentro do assunto e saiba mais sobre o significado da cor das fezes.
A coloração das fezes é capaz de indicar alguns problemas de saúde. (Foto: divulgação)

A cor normal das fezes

coloração das fezes não é exatamente igual de uma pessoa para outra, mas segundo os especialistas em saúde, é considerada normal as fezes de tonalidade marrom. Ocasionalmente fezes amareladas também são consideradas normais, pois são o resultado da maior mobilidadenatural do intestino, o que nem sempre é considerado um problema.

Os significados das cores das fezes

Apesar de não ser um tema frequentemente abordado, vale a pena conhecer o significado das cores das fezes, pois em alguns casos é possível utilizar desse artifício para diagnosticar alguns problemas de saúde. É preciso destacar que esse não é o único meio pelo qual é feita a investigação médica, apesar de ser bastante prático e sem custo. Confira:
  • Coloração pálida/esbranquiçada
Fezes demasiadamente claras, esbranquiçadas ou acinzentadas podem indicar um déficit de suco biliar, que pode ser secundário a problemas de saúde como cálculos biliares, infecção por giárdia, hepatite ou cirrose hepática. Essa coloração também pode ser o resultado do uso de medicamentos contra a diarreia.
A cor das fezes costuma variar de acordo com o hábito alimentar e outros fatores. (Foto: divulgação)
  • Fezes amareladas
  
Geralmente as fezes de coloração tendendo para o amarelo mais intenso é decorrente a problemas de saúde como o refluxo gastresofágico (DRGE). Esse problema ocorre porque as partículas de alimento passam pelo trato digestivo muito rapidamente, não dando tempo para que sejam absorvidos nutrientes importantes.
  • Fezes vermelhas
Geralmente as fezes de coloração vermelho vivo são secundárias a problemas de saúde como as hemorroidas. Na maioria dos casos esse sintoma surge em períodos de constipação intestinal. É muito importante ficar atento, pois as fezes podem adquirir coloração avermelhada de acordo com o consumo de produtos que fazem parte do cardápio, como é o caso da beterraba.
  • Fezes esverdeadas
As fezes podem se tornar esverdeadas devido à produção excessiva de bílis, que acaba sendo excretada nas fezes.
  • Fezes de coloração enegrecida
A principal causa do surgimento de fezes de coloração preta ou enegrecida é a hemorragiadigestiva alta, especialmente na porção do esôfago, estômago e duodeno.
Prestar atenção da coloração das próprias fezes é uma medida que pode ser bastante desagradável para algumas pessoas, mas que é capaz de ajudar na identificação de problemas desaúde. O ideal é seguir as dicas para conhecer mais sobre o assunto e se manter informado sobre a saúde do corpo.

Nenhum comentário: