Rio -  Dois táxis 100% elétricos começaram a circular na cidade nesta terça-feira. Os veículos não causam poluição sonora e não emitem gases poluentes. Ele são os primeiros de 15 carros da marca Nissan LEAF que rodarão na capital.
As chaves de dois veículos foram entregues ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, e ao secretário municipal de Transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, pela montadorajaponesa Nissan. Os primeiros táxis elétricos começarão a circular pela cidade a partir do Aeroporto Santos Dumont e poderão ser recarregados em dois postos Petrobras, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul, e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
Táxis não causam poluição de gases e sonora | Foto: Divulgação
Táxis não causam poluição de gases e sonora | Foto: Divulgação
Até o final do ano, a parceria entre Prefeitura do Rio, Nissan e Petrobras Distribuidora vai levar outros 13 veículos para as ruas, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa. Com esta iniciativa, a Prefeitura do Rio firma o compromisso de incentivar o uso de tecnologias limpas e de baixa emissão de carbono, considerando que os veículos elétricos são classificados como “zero emissão”, por não emitirem gases poluentes, sendo uma alternativa sustentável se comparado aos carros movidos a derivados de petróleo.
A meta da prefeitura, segundo a política climática da cidade, é de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 16% até 2016, considerando as emissões de 2005. “Com os grandes eventos que o Rio vai sediar poderemos dar maior visibilidade aos veículos movidos a energia limpa para que se inicie uma modificação nos modelos de produção e consumo, com o objetivo de termos padrões sustentáveis”, disse o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
Lançado comercialmente nos Estados Unidos, na Europa e no Japão em dezembro de 2010, o modelo já tem mais de 50 mil unidades vendidas em todo o mundo e autonomia de 160 km. O módulo de 24 baterias de íon-lítio pode ser recarregado em carregadores caseiros em até oito horas, ou em apenas 20 minutos com os ‘Quick Chargers’ (carregadores rápidos), que serão instalados em postos da Petrobras.