Rio -  Todo mundo quer comer com prazer e sem culpa, mas manter a dieta saudável pode pesar no orçamento. Algumas frutas e legumes, no entanto, são encontrados a preços acessíveis o ano todo, e podem ser boas opções para quem deseja fazer as pazes com a balança e com o bolso. No Dia Mundial da Saúde, comemorado neste domingo, O DIA selecionou cinco frutas e cinco legumes. As primeiras são banana-prata, laranja-pêra, mamão, goiaba e melancia. Já entre os legumes, estão chuchu, berinjela, abóbora, beterraba e aipim. Valor elevado, só mesmo o nutritivo: todos são ricos em sais minerais, vitaminas e fibras, fundamentais para a saúde.
Letícia busca vegetais de valor acessível para oferecer aos filhos | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Letícia busca vegetais de valor acessível para oferecer aos filhos | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Giovana Guerra, nutricionista da rede Hortifruti, orienta que “quem quer emagrecer deve investir nos alimentos ricos em fibras, pois são responsáveis pela sensação de saciedade”. Para isso, ela recomenda a berinjela, o chuchu e o mamão. “A papaína, substância presente nessa fruta auxilia na digestão das proteínas, sendo recomendado seu consumo no desjejum”, explica Giovana.
Para fortalecer o sistema imunológico, a laranja, a goiaba, a melancia e a abóbora são fontes de vitamina C. “No caso da laranja, prefira a fruta ao suco. Além de aproveitá-la por inteiro, a ingestão do bagaço melhora o trânsito intestinal”, recomenda Gisela Perez, nutricionista da Santa Casa de Misericórdia.
E como uma dieta saudável também requer o consumo moderado de carboidratos e açúcares, o aipim, a beterraba e a banana são escolhas nutritivas e ricas em sais minerais. “O aipim e a banana elevam os níveis do hormônio serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e felicidade”, diz Gisela. “Já a beterraba é fonte de sódio, zinco e cálcio, mas seu consumo por diabéticos deve ser feito com cautela, pois é muito açucarada”.
Sabendo disso, esses vegetais já podem fazer parte da rotina do consumidor. Waldir Lemos, presidente da Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa (Acegri) concorda que alguns preços costumam desmotivar os clientes. “As frutas importadas, como kiwi e uva, dependem do valor do dólar, por isso são mais caras. O tomate é outro exemplo: o preço pode variar 100% em uma semana”, explica.
A melancia tem efeito diurético, que elimina as toxinas do organismo | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
A melancia tem efeito diurético, que elimina as toxinas do organismo | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Que o diga Letícia Ghelman, 35 anos. Ela tem filhos pequenos e sabe que habituá-los a comer frutas e verduras não é fácil e leva tempo. “Quando finalmente consigo acostumá-los, tento continuar comprando, mas às vezes o preço não compensa”.
DICAS PARA NÃO PERDER NUTRIENTES
Para economizar dinheiro e esbanjar saúde, não se pode desperdiçar os nutrientes. “Tempere saladas com gotas de limão, pois o ferro dos vegetais é melhor absorvido na presença de vitamina C”, sugere a coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais. “Evite bebidas durante a refeição, principalmente aquelas à base de leite, que diminuem a absorção do ferro, e as que contêm cafeína, pois inibem a captação do cálcio”.
Ela aponta, ainda, que é preferível cozinhar legumes no vapor para não desperdiçar nutrientes. Ou cozinhá-los com a casca, que bloqueia essa perda. “No caso das frutas, apenas corte ou retire a casca imediatamente antes de comer, e evite misturar diferentes frutas, pois uma pode acabar oxidando os nutrientes da outra”.