Rio -  A Copa é em 2014, mas um ano antes jovens de todo o país, em especial os do Rio de Janeiro, já estão colhendo oportunidades de formação, emprego e renda. Halane de Barros, 25 anos, está entre eles. Aluna do curso de camareira do Escola de Hotelaria Windsor, ela se prepara para conquistar o primeiro emprego qualificado. “A profissão é abrangente, pois aprendemos sobre governança, além de termos aula de inglês, cidadania e turismo, comunicação e expressão”, diz.
Criada pela rede Windsor de Hotéis, em parceria com a Prefeitura do Rio e apoio do banco Santander, a iniciativa em um ano e meio já qualificou cerca de 300 alunos para atuar nos diversos setores do segmento. “Como carreira profissional, a hotelaria está cada vez mais prestigiada”, destaca a gerente de RH do Hotel Windsor Barra, Tatiana Milito.
Jovens participam do curso de Excelência em Eventos, ação do Coletivo Coca-Cola, visando atuar na Copa das Confederações | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Jovens participam do curso de Excelência em Eventos, ação do Coletivo Coca-Cola, visando atuar na Copa das Confederações | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Como a rede de hotéis, outras grandes empresas estão investindo prestígio e recursos financeiros em ações de capacitação de mão de obra na esteira Copa de 2014. Asoportunidades fortalecem as pequenas e médias empresas, que podem se tornar fornecedoras de produtos e serviços, gerando vagas para os jovens que agora recebem formação gratuita de companhias como a Coca-Cola, o Guaraná Antártica e a Vivo, entre outras.
Economista do Itaú-Unibanco, Caio Magale cita um estudo norte-americano segundo o qual eventos como a Copa do Mundo têm potencial de elevar em 30% as exportações permanentes. O banco promoveu estudo sobre os impactos macroeconômicos das competições esportivas no país. Nos próximos três anos haverá incremento de cerca de três milhões de turistas, sendo dois milhões de estrangeiros e um milhão de brasileiros, no país.
Essa população extra incrementará toda a economia. O volume financeiro movimentado por esses turistas deve gerar receitas adicionais de aproximadamente R$ 5 bilhões para as empresas brasileiras, e criar 250 mil novos empregos para pessoas como Halane e muitos outros que recebem treinamento.
Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio, Alfredo Lopes lembra que até a Copa haverá 10 mil novos quartos na cidade, abrindo 40 mil empregos diretos e 120 mil indiretos.
Jovens vão atuar em eventos
Voltado para a Copa das Confederações, o Programa Coletivo Coca-Cola desenvolve em três comunidades cariocas o curso de Excelência em Eventos. São beneficiado 134 jovens moradores do Batan, Macacos e Providência. Em todo o país, 459 alunos nas seis cidades-sede da competição participam.
Até a Copa do Mundo, o programa vai qualificar 100 mil jovens de 150 comunidades de 13 estados brasileiros em cursos de Varejo, Logística e Produção, Empreendedorismo. Educadora do Coletivo no Morro dos Macacos, Aline Arantes, 21 anos, destaca a importância do programa na comunidade.
“É uma transformação de vida para vários jovens, pois os preparamos para obter o primeiro emprego”, diz a estudante de Administração da Universidade Cândido Mendes que, há dois anos, entrou no coletivo como aluna e hoje passa sua experiência aos demais jovens em cursos de Varejo e Promoção de Vendas.
INVESTIMENTO EM PESSOAS
Coordenador do projeto Sebrae 2014, Yêddo Bittencourt diz que o pequeno empresário que quer aproveitar as oportunidades com os eventos internacionais deve rapidamente cadastrar sua empresa na Central de Oportunidades. A iniciativa é uma ferramenta que aproxima os empreendedores aos demais parceiros comerciais. “A Central surgiu para fortalecer as pequenas empresas e para que elas possam se beneficiar dos investimentos”, destaca.
Gerente de Marketing do Guaraná Antártica, Bruna Buas afirma que este ano a marca está investindo na descobertas de novos talentos do futebol. Em parceria com a Cufa, o projeto Craques do Futuro ajuda a reformar quadras de futebol em comunidades do Rio e apoiar jovens jogadores. “É uma ação que transcende à relação que o Guaraná tem com o futebol há 11 anos”, diz a executiva.
Já o programa Rio Comunidades, iniciativa do Santander Universidade, atua em parceria com o AfroReggae oferecendo bolsas de estudos e o uso de ferramentas para inclusão social por meio de capacitação e profissionalização.
A Vivo oferece, por meio do site, aos seus clientes cursos de idiomas Kantoo.