Copa de 2014 já oferece formação grátis e renda
De olho no marketing do evento mundial, grandes empresas investem em cursos para jovens, que saem deles empregados
POR AURÉLIO GIMENEZ
Jovens participam do curso de Excelência em Eventos, ação do Coletivo Coca-Cola, visando atuar na Copa das Confederações | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Essa população extra incrementará toda a economia. O volume financeiro movimentado por esses turistas deve gerar receitas adicionais de aproximadamente R$ 5 bilhões para as empresas brasileiras, e criar 250 mil novos empregos para pessoas como Halane e muitos outros que recebem treinamento.
Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio, Alfredo Lopes lembra que até a Copa haverá 10 mil novos quartos na cidade, abrindo 40 mil empregos diretos e 120 mil indiretos.
Jovens vão atuar em eventos
Voltado para a Copa das Confederações, o Programa Coletivo Coca-Cola desenvolve em três comunidades cariocas o curso de Excelência em Eventos. São beneficiado 134 jovens moradores do Batan, Macacos e Providência. Em todo o país, 459 alunos nas seis cidades-sede da competição participam.
Até a Copa do Mundo, o programa vai qualificar 100 mil jovens de 150 comunidades de 13 estados brasileiros em cursos de Varejo, Logística e Produção, Empreendedorismo. Educadora do Coletivo no Morro dos Macacos, Aline Arantes, 21 anos, destaca a importância do programa na comunidade.
“É uma transformação de vida para vários jovens, pois os preparamos para obter o primeiro emprego”, diz a estudante de Administração da Universidade Cândido Mendes que, há dois anos, entrou no coletivo como aluna e hoje passa sua experiência aos demais jovens em cursos de Varejo e Promoção de Vendas.
INVESTIMENTO EM PESSOAS
Coordenador do projeto Sebrae 2014, Yêddo Bittencourt diz que o pequeno empresário que quer aproveitar as oportunidades com os eventos internacionais deve rapidamente cadastrar sua empresa na Central de Oportunidades. A iniciativa é uma ferramenta que aproxima os empreendedores aos demais parceiros comerciais. “A Central surgiu para fortalecer as pequenas empresas e para que elas possam se beneficiar dos investimentos”, destaca.
Gerente de Marketing do Guaraná Antártica, Bruna Buas afirma que este ano a marca está investindo na descobertas de novos talentos do futebol. Em parceria com a Cufa, o projeto Craques do Futuro ajuda a reformar quadras de futebol em comunidades do Rio e apoiar jovens jogadores. “É uma ação que transcende à relação que o Guaraná tem com o futebol há 11 anos”, diz a executiva.
Já o programa Rio Comunidades, iniciativa do Santander Universidade, atua em parceria com o AfroReggae oferecendo bolsas de estudos e o uso de ferramentas para inclusão social por meio de capacitação e profissionalização.
A Vivo oferece, por meio do site, aos seus clientes cursos de idiomas Kantoo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário