Fernanda Pontes, a atriz fluminense de 29 anos, quer deixar uma trajetória de sucesso na TV. E construída com seus próprios méritos. “Tenho que provar em todos os meus trabalhos que sou boa, que estudo e que quero crescer dentro da minha profissão pelo meu esforço e talento”, diz ela, sabendo do peso de ser nora de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-diretor geral da Rede Globo. "Sou uma pessoa muito segura da minha história. Me formei em jornalismo, fiz teatro. Assinei meu contrato com a Globo antes de conhecer o meu marido (o empresário Diogo Boni ), conta Fernanda, que se casou em 2010.
Fernanda Pontes em evento no Rio | Foto: Fábio Martins / Ag. News
Fernanda Pontesfala sobre a família e a carreira | Foto: Fábio Martins / Ag. News
Em um ano, ela emendou “Gabriela” com “Flor do Caribe”, onde acaba de estrear como Vanessa, braço direito da personagem de Grazi Massafera (Ester) numa ONG. E nesse segundo papel de destaque na emissora, onde já havia feito participações nas novelas “Da Cor do Pecado” (2004) e “América” (2005), ela interpreta mais uma vez uma moça sonhadora. Fernanda torce para que no novo papel faça a estreia de um beijo técnico. “Em ‘Gabriela’, casei com um beijo na testa. Meu marido não é ciumento, estou autorizada, posso ter um par romântico e beijar na boca”, diverte-se a mãe de Malu, de um ano e meio.
Seu primeiro papel de destaque como atriz foi em "Gabriela", no ano passado. Como é já estar no segundo papel em apenas um ano?
Fernanda Pontes: Sair de uma produção e já entrar em outra é um presente e a certeza de que estou em um caminho certo. A Ester é uma pessoa divertida, engraçada, leve, gosta de esporte e sonha em poder encontrar um grande amor. Até brinco que espero poder dar um beijo na boca. Em “Gabriela”, só eu a Ivete (Sangalo) não beijamos. Casei com um beijo na testa. Meu marido não é ciumento, estou autorizada, posso ter um par romântico e beijar na boca, não tenho problema com isso.
Sente algum preconceito na carreira de atriz por ser casada com um dos filhos do Boni?
Fernanda Pontes: Não sofro. Sou uma pessoa muito segura da minha história. Me formei em jornalismo, fiz teatro. Assinei meu contrato com a Globo antes de conhecer o Diogo. Não vou ser hipócrita, ganhei uma proporção muito maior pelo meu sogro ser quem é. Mas para mim ele é uma pessoa normal, como o seu sogro, como o sogro de qualquer outra pessoa. Claro que para os outros é o Boni. Ralo como todo mundo, fiz teste para as duas novelas. Tenho que provar em todos os meus trabalhos que sou boa, que estudo e que quero crescer dentro da minha profissão pelo meu esforço e talento.
Atriz brinca com a filha | Foto: Daniel Delmiro / Ag. News
Atriz com a filha em shopping do Rio | Foto: Daniel Delmiro / Ag. News
O Boni, seu sogro, falou em entrevista que "neto não é parente". Qual o relacionamento dele com a sua filha?
Fernanda Pontes: Ele sempre brinca com essa questão genética. O Boni me surpreende muito como avô. Ele é até babão. Quando a Malu tem febre ele liga o tempo todo e ela é apaixonada por ele, fica com o livro dele o tempo todo na mão. Ele é preocupado, fica toda hora repetindo que ela é linda, que é inteligente como ele. O que eu tenho a falar é que ele é um superavô. A gente mora no mesmo prédio, ele sempre vai à minha casa. Tiro o meu chapéu para ele. Ele fez uma brincadeira infeliz.
Provavelmente você vai aparecer com frequência de biquíni na novela. O que faz para manter a boa forma?
Fernanda Pontes : Sempre fiz muito esporte, mas desde que comecei a fazer a novela a minha agenda está corrida. Hoje em dia já não consigo mais malhar tanto como antigamente. Procuro no fim de semana fazer Stand Up Paddle, surfar, ou fazer Kitesurf, que estou aprendendo. Ou o Muay Thai, que eu procuro fazer pelo menos duas vezes na semana com meu marido. Até brinco que ele ficou com medo de apanhar de mim em casa e começou a fazer. Mas graças a Deus tenho uma genética boa. Minha mãe tem uma barriga sarada até hoje.
Tem mais algum cuidado especial com o corpo?
Fernanda Pontes: Também faço drenagem linfática três vezes na semana rigorosamente. Quando você vai chegando perto dos 30, aparecem as celulites muito mais do que antigamente. Foi o que me ajudou a acabar com a retenção de líquido, a diminuir as celulites... Não acabar, porque elas continuam aqui. Não tenho problema nenhum com isso. Mulher que é mulher tem que ter uma celulitezinha.
Fernanda Pontes mostra corpão definido na praia | Foto: Dilson Silva / Ag. News
Fernanda Pontes cuida da boa forma | Foto: Dilson Silva / Ag. News
Deixa de comer alguma coisa para se manter magra?
Fernanda Pontes: Amo comer. Se dependesse de fazer dieta, ou malhar muito, ia sofrer demais. Não me privo de nada. Gosto de arroz, feijão, não sou de comer besteiras. A única coisa que não abro mão de comer todos os dias é uma barra de chocolate. Sou chocólatra. A única vez que não comi chocolate na minha vida foi durante a gravidez, porque não tive vontade. Não tomo refrigerante, mas porque é um hábito de infância. E penso também muito na minha saúde, não só na boa forma.
A Malu ainda é pequena. É difícil deixá-la em casa para ir às gravações?
Fernanda Pontes: A saudade é muito forte. Quando comecei em “Gabriela”, ela tinha só seis meses, mas acho que agora é mais difícil porque a Malu fala, me chama, chora e faz chantagens. Chego e ela não fala comigo quando fico fora de casa. Tenho que conquistar. Mas aí tiro meu sapato, me jogo no chão, começo a brincar e está tudo certo. Ela ama uma bagunça. Aperta muito o coração, mas o resto eu concilio e graças a Deus o Diogo é muito parceiro. Me ajuda muito com a Malu. Lógico que tenho uma babá, ótimos funcionários. Lá em casa a gente brinca que é uma força-tarefa e todo mundo me ajuda.
Pensa em engravidar novamente?
Fernanda Pontes: Penso em ter mais dois filhos, mas não agora. Estou no momento de focar na minha carreira, no meu trabalho. Mas acredito que vai ser daqui a um ano, um ano e meio, porque não quero dar muito espaço. Como tenho um monte de coisa pré-agendada, não pretendo engravidar depois da novela.
Sua filha sempre faz sucesso nos eventos, posa para fotos, faz brincadeiras... Você acredita que ela possa vir a ter algum problema de superexposição?
Fernanda Pontes: Não tenho medo de superexposição. Acho que é dela mesmo. A Malu tem um ano e meio, nunca forcei nada. Nasceu simpática, carismática, gosta de máquina fotográfica, faz pose para foto, pede para tirar foto dela. É uma coisa dela e sou muito coruja. Às vezes até me seguro para não postar fotos dela, mas é quase impossível. Tenho uma filha linda, com saúde, que é brincalhona e faz um monte de gracinha, é difícil você não postar.
Mas tem alguma preocupação em protegê-la do assédio e evita mostrar fotos de tudo o que ela faz, mesmo sentindo vontade de compartilhar?
Fernanda Pontes : Publico algumas fotos dela para os meus amigos, para a minha família. Esqueço que agora tudo o que faço tem uma proporção muito maior. Confesso que não tenho muita noção ainda. A proporção de uma foto que posto é muito grande, mas não me preocupo muito com isso, tem coisa mais importante para me preocupar, não me importo com o que falam. Me preocupo em estar feliz, em cuidar bem da minha casa, estudar meus textos e fazer um bom trabalho.
Quais os principais valores você passa para a sua filha?
Fernanda Pontes: O que procuro passar para a Malu, por mais que a gente dê tudo e que ela tenha nascido com mais coisas e vantagens do que eu, é que nada é fácil. Ela já foi duas vezes para a Disney, apesar de ter um ano e meio. Se ela ganha um brinquedo, a gente doa outro. É sempre assim aqui em casa. Se quer crescer na vida, tem que ter força de vontade, tem que se esforçar, porque nada vem de mão beijada.
Certa vez o Diogo Boni comprou uma briga com o ex-marido da Cleo Pires, por meio do Twitter, para te defender. Você se sente mais segura com isso, sabendo que pode contar com ele, ou pede para que ele se controle?
Fernanda Pontes: O Diogo é um supermarido. Quando você ama mesmo uma pessoa, faz de tudo por ela. Ele é incrível, um superpai. Quando a Malu nasceu, ele só não amamentou porque não dava. Eu não dava banho porque tinha medo, e ele dava. Ele sempre faz surpresas para mim, me conquista. O Diogo só entrou na minha vida para me completar, me fazer feliz. Quando a gente ama, compra o pacote completo. E ele faz de tudo para me defender.
"Big Brother" é assunto proibido na sua casa porque o Boninho é o diretor do programa?
Fernanda Pontes: Adoro BBB, sempre gostei do Big Brother, a gente fala bastante sobre isso lá em casa. Acho divertido, engraçado, legal o sucesso do programa e a forma de como o Boninho consegue fazer um programa completamente diferente do outro, vir com novidades. Sou suspeita para falar.
Quais projetos já estão engatilhados para depois de “Flor do Caribe”?
Fernanda Pontes: Estou com um projeto de teatro já em andamento. Pelo visto, será paralelo à novela. Depois também tem o filme sobre Leandro e Leonardo (dupla sertaneja), que eu sei que estou escalada, mas ainda não tenho muitas informações sobre isso. E tem também um que já filmei, o “Isolados”, com Bruno Gagliasso e Regiane Alves , que estreia no segundo semestre.
As informações são de Juliana Moraes, do iG