domingo, 12 de maio de 2013

SUS dará cadeira de rodas motorizada para pessoas com deficiência Para facilitar a vida dos deficientes físicos brasileiros, o SUS planeja a distribuição de cadeiras de rodas motorizadas.


Sistema Único de Saúde (SUS) dará cadeiras de rodas motorizadas para as pessoas que sofrem de algum tipo de deficiência física severa. A iniciativa tem como objetivo proporcionar mais conforto, mobilidade e independência aos deficientes.
620537 SUS dará cadeira de rodas motorizada para pessoas com deficiência 1 SUS dará cadeira de rodas motorizada para pessoas com deficiênciaO SUS pretende melhorar a vida dos cadeirantes. (Foto:Divulgação)
Para que a medida entre em vigor, o Ministério da Saúde fará um investimento de R$ 205,2 milhões. Dentro deste valor também está incluso a inauguração de centros de reabilitação, distribuição de equipamentos e oficinas de produção de órteses e próteses.
O recurso que está sendo destinado à distribuição de cadeiras de rodas motorizadas faz parte do programa federal “Viver sem Limites”, que tem o plano de investir 7,6 bilhões até 2014. Além da saúde, o recurso também favorece a educação, moradia e assistência social.

CADEIRAS DE RODA MOTORIZADAS GRATUITAS

Hoje, as cadeiras de rodas que são fornecidas pelo SUS não atendem as necessidades da população e nem dão conta da demanda. Os modelos distribuídos são pesados, não possuem resistência e dificultam a autonomia do usuário.
  
De acordo com o pronunciamento da última terça-feira (7), seis novos modelos de cadeira de rodaestarão disponíveis no SUS dentro de meio ano. Entre as novas opções, está a motorizada, que poderá ser movida através de um controle remoto adaptado às necessidades do cadeirante.
620537 SUS dará cadeira de rodas motorizada para pessoas com deficiência SUS dará cadeira de rodas motorizada para pessoas com deficiênciaAs cadeiras de rodas motorizadas serão distribuídas gratuitamente. (Foto:Divulgação)
Além da cadeira motorizada gratuita, o SUS também oferecerá o modelo chamado de monobloco, vantajoso por ser mais leve e prático. A rede de saúde pública também tem planos de distribuir cadeiras de rodas para pessoas com mais de 90 quilos.
A distribuição da cadeira de roda motorizada será uma grande conquista para a vida das pessoas com deficiências, principalmente aquelas que sofrem de problemas sérios e não podem contar com os avanços da tecnologia para se locomover. No entanto, a entrega das cadeiras será bastante burocrática e criteriosa para beneficiar realmente quem mais precisa.
As regras para a distribuição das cadeiras motorizadas do SUS ainda não foram divulgadas.

VANTAGENS DA CADEIRA MOTORIZADA

620537 SUS dará cadeira de rodas motorizada para pessoas com deficiência 2 SUS dará cadeira de rodas motorizada para pessoas com deficiênciaA cadeira motorizada reconhece as necessidades do deficiente físico. (Foto:Divulgação)
A cadeira de rodas motorizada proporciona muitas vantagens para o seu usuário, principalmente a liberdade de ir e vir. Ela permite a realização de manobras suaves, alteração na velocidade e superação de pequenos obstáculos. Os melhores modelos favorecem o conforto e a segurança.
Apesar das inúmeras vantagens, a cadeira de rodas motorizada ainda é um equipamento muito caro. O seu preço normalmente supera 5 mil reais.

Nenhum comentário: