sábado, 8 de junho de 2013

Grátis: Leci Brandão fará show na Feira das Yabás neste domingo

Grátis: Leci Brandão fará show na Feira das Yabás neste domingo

Cantora será a grande atração do evento promovido por Marquinhos de Oswaldo Cruz

O DIA
Rio - Leci Brandão será a grande atração da 16ª edição da Feira das Yabás, que acontecerá neste domingo, dia 9, em Oswaldo Cruz, na Zona Norte. Cria da ala de compositores da Mangueira, Leci estará ao lado de Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador do evento, para agitar ainda mais a roda de samba. Com mais de 40 anos de carreira, ela lembrará sucessos como "Zé do Caroço", "Eu só quero te namorar" e "Isso é fundo de quintal".
Na Praça Paulo Portela, a feira se instala todo segundo domingo do mês. São as matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz, que apresentam suas delícias em 16 barracas, cada uma com uma opção diferente de comida.
Leci Brandão é uma das sambistas mais importantes do Brasil
Foto:  Divulgação

Cardápio variado
Com ingredientes como aipim, jiló e frutos do mar, as comidas e petiscos servidos pelas Yabás remetem à influência africana na culinária brasileira. Em sua barraca, Tia Surica (baluarte da Velha Guarda) oferece mocotó e aipim com carne-seca; entre as refeições mais concorridas está a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca.
Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Na barraca da Jane Carla (viúva de Luiz Carlos da Vila) é vendido cozido de peixe e frutos do mar; a barraqueira Romana vai de jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia (filha do sambista Candeia) oferece abóbora com carne seca; já a combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira; Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira mostra o jiló frito, além de caldos e canjas.
Rosângela Maria leva a tripa lombeira e bolinho de bacalhau pra Feira; Marlene apresenta roupa velha e feijoada; Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 15.
Serviço:
Feira das Yabás com show de Leci Brandão. Domingo, dia 9, a partir das 13h. Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz. Evento gratuito


    Nenhum comentário: