domingo, 30 de junho de 2013

Volkswagen lança novo Fox BlueMotion com motor três cilindros

Volkswagen lança novo Fox BlueMotion com motor três cilindros

Novo propulsor apresenta tecnologia que foca em considerável redução do consumo de combustível

MARCELLUS LEITÃO
Campinas (SP) - Quem olha por fora não percebe muitas diferenças do Fox 1.0. Elas estão nos pneus mais finos, nas medidas 175/70 aro 14, em defletores de ar e na grade diferenciada. Claro que na tampa há uma identificação BlueMotion, que define os veículos com vocação econômica da Volkswagen.
Novo Fox BlueMotion estreia novo motor três cilindros 1.0 litro 12V
Foto:  Reprodução
E o novo Fox chega assim, discreto e silencioso, com 28 kg a menos e fama de pão-duro no posto. Nos test-drives realizados nas cercanias de Campinas, o modelo apontou consumo de 16,5 km/l de gasolina, em ciclo rodoviário. Na cidade, a marca girou perto dos 14 km/litro.
REGIME
Sem milagres, os resultados confirmam o fôlego dos motores a combustão interna. Bem trabalhados, eles conseguem render muito.
No Fox BlueMotion é assim. Com três cilindros, 73 kg — 24 kg a menos que o de quatro cilindros —, totalmente em alumínio e 12 válvulas, quatro por cilindro, o motor tem comando variável e coletor de escapamento incorporado ao bloco. Usa ainda um sistema de arrefecimento duplo, que mantém a temperatura mais baixa no cabeçote e mais alta na base do motor, onde o óleo deve estar fino. 
Motor da nova família EA211 também equipará o subcompacto Up!
Foto:  Divulgação
A suspensão recebeu nova calibração para o pneu de baixa resistência à rolagem, que recebe pressão maior. No mais, tudo igual ao outro Fox que você conhece, exceto no preço, que ficará R$ 700 mais caro, pagáveis em muitas prestações, mas em menos tanques de gasolina ou etanol ao longo do ano. 
O Fox BlueMotion se insere na nova tendência de ‘downsizing’ da indústria, que tem nos coreanos Hyundai HB20 e Kia Picanto seus primeiros representantes neste clube dos três cilindros.
Com menos inércia e mais leve, o motor, naturalmente, rende mais do que o 1.0 tradicional, que, aliás, extrai menos potência do que a novidade com a mesma litragem e tem melhor torque, o que se traduz em uso urbano otimizado. Uma boa aposta da VW que estreia no Fox como ‘avant-première’ do motor que estará no up!, nacional ainda em 2013. O novo Fox custa R$ 32,5 mil (duas portas e R$ 34 mil (quatro portas).
O editor viajou a convite da Volkswagen


    Nenhum comentário: