São Paulo -  A Austrália anunciou nesta sexta-feira que está disposta a comprometer-se com um segundo período do Protocolo de Kyoto, tratado internacional que estabelece compromissos para a redução das emissões de dióxido de carbono.
Primeira-ministra australiana, Julia Gillard, e ministro para as Mudanças Climáticas, Greg Combet, em 2011 | Foto: EFE
Primeira-ministra australiana, Julia Gillard, e ministro para as Mudanças Climáticas, Greg Combet, em 2011 | Foto: EFE
"Hoje posso anunciar que a Austrália está pronta para unir-se a um segundo período de compromisso do Protocolo de Kyoto", afirmou o ministro australiano do Clima, Greg Combet.
Em resposta, a Nova Zelândia anunciou que não vai assinar o segundo período do protocolo de Kyoto. O ministro da Nova Zelândia para a mudança climática, Tim Groser, disse que o país mantém o compromisso das metas de redução de emissões assumidos em 1997, porém vai se alinhar aos Estados Unidos e China para a criação de novos acordos.
O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 e que entrou em vigor em 2005, é o único instrumento legal que impõe metas de redução de gases que provocam o efeito estufa a quase 40 países, com a notável exceção dos Estados Unidos, país que não ratificou o acordo. Em Dezembro do ano passado, delegados de mais de 190 países acordaram em prolongar além de 2012 o Protocolo de Kyoto, conhecido como Kyoto 2.



As informações são do iG