Rio -  O cenário é de guerra e o adversário de domingo é verde a exemplo de 2009, quando o Fluminense empatou com o Coritiba no Couto Pereira e rebaixou os paranaenses. Contra o Palmeiras, em Presidente Prudente, porém, o Tricolor deixou as profundezas da tabela para, quem sabe, sagrar-se tetracampeão nacional na 35ª rodada - desde que Atlético-MG não vença o Vasco, em São Januário. De quebra, o triunfo da conquista deve rebaixar o Verdão, que, pressionado pela torcida, promete clima hostil.
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Tricolor tranquilo para o jogo contra o Palmeiras | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Acostumado no que ficou conhecido como ‘inferno verde’, em 2009, o Flu mostra tranquilidade para ir a campo e matar o rival, em que pese o momento ruim vivido pelo Palmeiras. Até a possibilidade de o jogo descambar para a violência é vista com naturalidade nas Laranjeiras.

“Vai ser uma partida igual, disputada. Talvez seja o jogo da rodada. Se apelarem, levarão a pior. Nossa parte é ir lá e vencer sem perder a cabeça”, afirmou o atacante Rafael Sobis, titular enquanto Deco se recupera de lesão na coxa.

Enquanto o ambiente no rival é de tensão e medo, com protestos, ameaças e muros pichados, o Tricolor goza de paz com sua torcida e conta os dias para levantar o título.

Além de ter o segundo melhor aproveitamento na era dos pontos corridos (71,6%, atrás de Cruzeiro, em 2003, com 72,4%), uma vitória deixaria ao Flu perto também do melhor desempenho como visitante na história. O time carioca tem 35 pontos, com 10 vitórias, cinco empates e duas derrotas como visitante (aproveitamento de 68,6%, contra 63,7%, do Cruzeiro).

“Com essa pontuação, já seríamos campeões em anos anteriores. Mas essa temporada está disputada e não podemos bobear. Primeiro vamos pensar em conquistar o título e depois na obtenção de recordes”, decretou Sobis.

Responsável por roubar a rola e passar para Fred marcar o gol de empate contra o São Paulo, na última rodada, Samuel não esconde a ansiedade para que o caneco venha logo e se mostra prevenido com a pressão que a equipe vai sofrer.

“Eles vão vir desesperados e nós queremos o título. Saberemos lidar com isso”, frisou, confiante.