Rio -  Ford EcoSport e Renault Duster que se cuidem. O reinado dos dois pode estar com os dias contados com a chegada de novos rivais no segmento dos utilitários esportivos compactos. De olho em significativa parcela de mercado, diversas fabricantes se preparam para lançar, nos próximos anos, novos pequenos SUVs.
Entre eles está o Nissan Extrem, mostrado ainda como um conceito no último Salão do Automóvel de São Paulo. Desenvolvido pelo Centro de Design dos Estados Unidos, em conjunto com designers brasileiros, o Extrem servirá de base para o futuro SUV da Nissan que será fabricado em Resende, interior do Rio de Janeiro, e chegará ao mercado nacional em 2014.
As linhas instigantes do conceito da Nissan escondem um futuro SUV, que será feito em Resende | Foto: Divulgação
As linhas instigantes do conceito da Nissan escondem um futuro SUV, que será feito em Resende | Foto: Divulgação
Outro conceito que também foi apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo e ganhará fabricação brasileira é o Volkswagen Taigun. Previsto para ser lançado em 2014, o SUV da marca alemã poderá ser equipado com um inédito motor turbinado de três cilindros e 110 cv de potência máxima.
Também de olho no bom desempenho de vendas dos SUVs, a Peugeot se arma para iniciar a produção do 2008 em Porto Real, Rio de Janeiro, a partir do segundo semestre de 2013. Montado sobre a mesma plataforma do hatch 208, o utilitário esportivo será lançado em 2014.
Além dos três, outras duas fabricantes também entrarão na briga. Uma delas é a Chevrolet, que, muito provavelmente, poderá trazer do México o Enjoy a partir de 2013. Outra é a Fiat, que deverá ter em sua linha de produção brasileira um SUV baseado no pequenino 500L.