São Paulo -  Reaproveitamento de materiais é o foco da atenção em dois eventos de design realizados na capital paulista a partir desta semana: “movBA” e “Re-design”. As exposições que acontecem até o final de novembro mostram alternativas em móveis reutilizados e a importância de trabalhos inclusivos. Para confeccionar as peças em exposição, os artistas dos projetos usaram como materiais pallets, tubos, plásticos, cintas de amarrar contêineres e restos de madeira.
As poltronas recicladas ganharam nova pintura após serem montadas | Foto: Divulgação
As poltronas recicladas ganharam nova pintura após serem montadas | Foto: Divulgação
Na exposição “movBA”, realizada pelo Museu Belas Artes de São Paulo, o visitante poderá conferir 20 protótipos de móveis sustentáveis. As peças foram desenvolvidas por alunos de arquitetura e urbanismo do centro acadêmico a partir de descartes de MDF, cintas de amarrar contêineres e pallets. O projeto contou ainda com a participação de integrantes do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia na confecção do mobiliário.
“Fizemos visitas aos presos para conhecer sua forma de trabalho e o que poderia ser feito, além de avaliar o quanto de material estaria disponível”, afirma Denise Xavier, professora de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Belas Artes. As obras do projeto "movBA" – que demorou um ano para ser concluído – serão doadas para comunidades carentes da cidade.
A mesa da exposição paulista foi produzida com madeiras reutilizadas e tacos antigos | Foto: Divulgação
A mesa da exposição paulista foi produzida com madeiras reutilizadas e tacos antigos | Foto: Divulgação
Já a mostra “Re-design” busca no intercâmbio de profissionais holandeses e brasileirosnovas possibilidades de confeccionar obras recicladas. O projeto consiste no reaproveitamento de materiais como ripas de madeira, restos de impressões, banners, nichos de produtos, itens plásticos e tubos, transformando-os em peças de design. O resultado da parceria entre o Museu da Casa Brasileira e o Moti (Museu da Imagem, de Breda, na Holanda) poderá ser conferido a partir do dia 10 de novembro.
Três representantes de cada país participam do “Re-design”, sendo Thiago Bender, Rodrigo Bueno e Christian Ullmann, do Brasil, e Klaas Kuiken, Jan Eric Visser e o grupo coletivo Refunc, da Holanda. “Escolhemos os seis profissionais de acordo com suas abordagens. Buscamos consistência nas propostas e conhecimento sobre o reuso e a variedade do lixo urbano ”, diz Mara Gama, curadoria do projeto.

As informações são de Bruna Bessi, do IG