Rio -  O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRRJ se reuniu na manhã desta terça-feira e aprovou 50% de cotas para escolas públicas conforme prevê a Lei 12.711/2012. O percentual é o máximo que deveria ser atingido em 4 anos.
A universidade reservará no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas para ingresso no primeiro semestre de 2013, por curso e turno, para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive cursos de educaçãoprofissional técnica. 
Destas vagas, um mínimo de 50% (cinquenta por cento) serão reservadas aos estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita; e no mínimo 51,8% das vagas serão reservadas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme o último Censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o Estado do Rio.
Nas duas primeiras chamadas do SISU 2013-1, a UFRRJ destinará 10% (dez por cento) das vagas destinadas à ampla concorrência dos seus cursos de Licenciatura para candidatos que sejam professores em atividade na rede pública de educação básica sem formação adequada à LDB-9394/96.