Rio -  Uma festa, por menor que seja, sempre gera custos. Para que os gastos não saiam do orçamento, o ideal é começar a preparação do evento o quanto antes e planejar cada compra com antecedência. É fundamental fazer sempre uma pesquisa de preços e procurar as lojas e o local da festa que ofereça o melhor custo benefício. Vale avaliar também as vantagens de contratar uma empresa para lidar com os preparativos.
Por Marcos Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
Como posso me programar para preparar a festa de aniversário de meu filho que vai fazer seis anos? Já pensei em comprar as bebidas com alguns meses de antecedência. Isso ajuda a economizar? Que outras coisas posso fazer?
>Maria Lúcia, Olaria
Quanto às bebidas, não se preocupe em fazer compras antecipadas, as promoções são quase sempre semanais e você não irá economizar muito. A palavra de ordem é organização. Sugiro que você comece fazendo uma lista do que pretende fazer para a festa e compre tudo aos poucos.
Para as crianças, o tema da festa tem muita importância. Converse com seu filho e veja o que mais lhe agrada. Lembre- se, a festa é dele, não sua! Com o tema definido, programe a decoração, o local, brindes e animação. Se puder, compre aos poucos e antecipadamente, aproveitando preços que estejam dentro do seu orçamento.
Lojas especializadas costumam ter boas promoções. Pesquise. Você encontrará muita variedade de temas e personagens, além de preços variados. Pense numa alimentação leve, prática e o mais saudável possível. Nessa hora as crianças querem brincar, por isso não coloque comidas difíceis de servir e de gosto restrito.
Considere sempre o tempo que você disponibilizará parapreparar a festa. Isso conta como custo final, pois você poderá ter que deixar de fazer outras coisas importantes em detrimento da organização.
Peça orçamentos a casas de festas. Não custa nada e nem cria obrigação de contratar o serviço. Procure também empresas especializadas em festas infantis. Você pode se surpreender e encontrar preços acessíveis, com condições de pagamento facilitadas. Muitas vezes vale mais a pena deixar tudo por conta de terceiros, sem se preocupar.
Marcos Quintarelli é consultor do Grupo AZO