Rio -  O número de estudantes matriculados em universidades particulares aumentou nos últimos 10 anos de 69,8% para 80,8% do total. A informação consta na pesquisa divulgada pelo Instituto Data Popular, que apresentou dados relativos aos 6,2 milhões de universitários brasileiros.  O número total de universitários no País também cresceu - de 3,5 milhões em 2002 para 6,2 milhões em 2012.
A participação dos universitários do Nordeste em relação ao total também cresceu entre 2002 e 2012, de 17,2% para 23%. A região Norte avançou sobre o total, enquanto Sudeste, Sul e Centro-Oeste perderam participação. Um dos dados da pesquisa que mais surpreendeu foi em relação ao empreendedorismo: 55,9% dos universitários pretendem abrir um negócio próprio, e a maioria - 25,5% - deseja fazer isso num prazo de dois a cinco anos.
Foto: Divulgação
Número de universitários no País cresceu. Foto: Divulgação
O percentual de universitários considerados chefes de família cresceu em dez anos - são 1,203 milhões de estudantes. Em 2002, eram 15,8% do total e atualmente representam 19,4%. Hoje, a cada 10 universitários brasileiros, pelo menos sete trabalham. Eles movimentam R$ 84,7 milhões com o próprio salário. A participação de universitários com idades a partir de 23 anos teve aumento em dez anos: de 53,9% para 60,4%. Também houve ampliação da participação dos universitários com idades até 18 anos, de 5,9% para 7,1%.
A  pesquisa também mostra que a nova classe média brasileira é maioria nas universidades públicas e privadas. A classe B aparece em seguida em número de estudantes. Conforme o estudo, a classe D já superou a classe A. A Estácio é uma das universidades que têm preocupação com a parcela da sociedade que é a mais demandante de ensino superior de qualidade e a preços acessíveis: a classe C emergente. São cerca de 20 milhões de jovens em idade universitária e que ainda não estão matriculados em um curso superior. A Estácio apresenta um conjunto de fatores que consegue entregar isso de maneira diferenciada. Presente nas principais praças e cidades do país com um produto inovador, que conta com material didático e metodologias acadêmicas fortemente ancoradas na tecnologia e no acesso digital. Onde está: AL, AP, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RR, RS, SC, SE e SP.