Rio -  Estará aberta a partir deste sábado, 10, a temporada de ensaios comerciais da Acadêmicos do Grande Rio, em Duque de Caxias. A escola, que às terças-feiras já vem realizando ensaios técnicos da comunidade, agora passa a ter dois dias de ensaios abertos ao público.
Às terças, todos os segmentos da agremiação, comandados pelos diretores de carnaval Tavinho Novello e Milton Perácio, participam do ensaio, que funciona como treino para o desfile de 2013, no qual a tricolor vai falar sobre o petróleo, com o enredo "Amo o Rio e vou à luta: ouro negro sem disputa", tema assinado pelo carnavalesco Roberto Szaniecki. Começa sempre às 21h, com entrada gratuita.
Carla Prata recebeu faixa e coroa de Ana Furtada. Paola Oliveira, que já foi rainha, prestigiou a festa | Foto: Rodrigo dos Anjos / Ag. News
Grande Rio costuma receber diversos artistas em seus ensaios | Foto: Rodrigo dos Anjos / Ag. News
Os ensaios de sábado, em formato de show, têm início às 23h, com ingresso a R$ 10 (preço único). Além do samba que vai ilustrar a passagem da Grande Rio pela Sapucaí, o intérprete oficial Emerson Dias ainda canta sucessos de carnavais passados e clássicos de outras agremiações do Grupo Especial.
Assim como a comunidade e os principais segmentos, entre eles a bateria de Mestre Ciça e sua rainha, Carla Prata, e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Luís Felipe e Verônica Lima, costumam prestigiar os ensaios de sábado artistas convidados e personalidades das escolas coirmãs.
A quadra da Grande Rio fica na rua Wallace Soares, 5 e 6, no Centro de Duque de Caxias, e tem capacidade para 8 mil pessoas. A classificação etária é livre e o telefone para informações é o 9457-0573.