Brasília -  O relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, enviou ao Ministério da Justiça na noite desta quinta-feira a relação com os 25 nomes dos réus já condenados no processo do Mensalãopara que sejam incluídos no sistema eletrônico da Polícia Federal dos aeroportos. A intenção do Supremo Tribunal Federal (STF), um dia depois de determinar que os condenados pelo mensalão entreguem seus passaportes, é impedir que os réus deixem o país.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Segundo a polícia, o sistema, chamado de Sistema Nacional de Procurados e Impedidos (Sinpi), é consultado obrigatoriamente em aeroportos, portos e postos de fronteira antes da autorização para saída ou entrada de pessoas no país, tanto brasileiros quanto estrangeiros.
Medida afeta Dirceu, Delúbio e Genoino
Segundo uma nota publicada no portal do STF, a decisão foi tomada pelo juiz instrutor do chamado "julgamento do século", Joaquim Barbosa, que considerou "absolutamente inadequado qualquer viagem ao exterior por parte dos réus já condenados".
A medida anunciada por Barbosa afeta, entre outros, o ex-ministro da Presidência José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro deste mesmo partido Delúbio Soares.
O processo do caso, que se refere a um esquema de corrupção que veio à tona em 2005, durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve um total de 37 acusados, dos quais 25 foram declarados culpados.