Estados Unidos -  As autoridades da Flórida (EUA) desistiram neste sábado de encontrar um homem que desapareceu no interior de uma enorme cratera aberta na noite de quinta-feira no quarto de sua casa e acreditam que ele está morto. Após horas analisando como tirar o indivíduo do buraco, de cerca de nove metros de profundidade, as equipes de resgate de Brandon, nos arredores de Tampa, consideraram impossível retirar o homem diante da instabilidade do terreno e da expansão da cratera.
Homem desaparece em enorme buraco formado no dormitório de sua casa | Foto: Reprodução Internet
Consideraram impossível retirar o homem diante da instabilidade do terreno e da expansão da cratera | Foto: Reprodução Internet
O buraco foi considerado muito profundo, amplo e instável e os esforços das autoridades agora é saber se existem mais casas ameaçadas. A vítima, Jeff Bush, estava dormindo em sua cama no momento do acidente. Seu irmão, Jérémy, que também se encontrava na residência, contou que ouviu um forte golpe e em seguida escutou gritos de Bush pedindo ajuda.
Quando chegou ao quarto, acendeu a luz e viu apenas um enorme buraco no chão e parte do colchão de seu irmão. Jérémy ainda tentou escavar os escombros, mas a polícia chegou e o retirou do local, alegando que o solo da residência estava instável e existia o risco do buraco aumentar.
"Dentro de mim sei que está morto, mas quero estar aqui com ele. Era meu irmão", disse Jeremy Bush na sexta-feira, acrescentando que no momento do incidente havia cinco pessoas na casa, incluído uma criança de dois anos. As autoridades locais não conseguiram sequer entrar na residência, por considerar que a estrutura do imóvel poderia cair a qualquer momento.
O buraco tem entre seis e nove metros de diâmetro e as autoridades fizeram uma zona de segurança de 30 metros ao redor da cratera, segundo Bill Bracken, responsável da companhia de engenharia que está realizando o resgate. As casas nos arredores da cratera tiveram que ser evacuadas.
Este tipo de buraco é relativamente comum na Flórida, devido ao terreno de pedra calcária e outras rochas de carbono local, que sofre erosão facilmente em função da água do subsolo, o que cria escoadouros que muitas vezes provocam o surgimento das crateras.
As informações são da EFE