Venezuela -  O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou que seu colega da Venezuela, Hugo Chávez, segue sua recuperação positivamente, mas sofre recaídas repentinas, informaram os médicos e familiares do governante. "Há momentos em que ele está bem, fortalecido, segundo informação dos médicos da família, mas repentinamente também apresenta problemas, assim como uma recaída", afirmou Morales em uma entrevista coletiva oferecida na última hora de sábado na cidade de Cochabamba.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
"Chávez está lutando para salvar sua vida após salvar a sua pátria", completou Morales. No último dia 11 de dezembro, em Cuba, o presidente venezuelano foi submetido a uma operação pela segunda recaída relacionada ao câncer diagnosticado em meados de 2011. Depois de ter ficado mais de dois meses hospitalizado em Havana, Chávez chegou inesperadamente a Caracas no último dia 18 de fevereiro.
Morales tentou visitá-lo primeiro em Cuba, em dezembro, e também em Caracas, embora não tenha conseguido vê-lo em nenhuma das duas ocasiões. "Não podemos vê-lo (Chávez). Estava tudo preparado, mas algo de errado ocorreu nesse momento e ficou muito difícil. Entendemos a precaução que seus médicos tomam.
O mais importante é saudar esta luta pela vida depois dele ter se dedicado a salvar sua pátria", afirmou o presidente boliviano. "Tenho muita esperança que meu colega venezuelano se recuperará", completou Morales. Ontem, o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o processo de recuperação de Chávez, após a operação do dia 11 de dezembro, foi "totalmente diferente" ao das três cirurgias anteriores. 
As informações são da EFE