Minas Gerais -  Ex-goleiro do Flamengo, Bruno de Souza, de 28 anos, enfrenta a partir de amanhã o Tribunal do Júri em Contagem, Minas Gerais. Acusado de ser o mandante da morte da modelo Eliza Samudio e do sequestro e cárcere privado de Bruninho, fruto do caso amoroso com a ex-amante, ele vai para o banco dos réus com a ex-mulher Dayanne de Souza. Ela responde por sequestro e cárcere privado do menino. O ex-jogador pode pegar até 41 anos de prisão e ela, cinco anos. Os crimes ocorreram em junho de 2010.
O fórum será fechado ao público durante o julgamento. O policiamento foi reforçado. Pesa contra Bruno a confissão do ex-fiel escudeiro Luiz Henrique Romão, o Macarrão, que o acusou de ser o mandante. Macarrão pegou 23 anos, mas, por confessar participação na morte de Eliza e no sequestro e cárcere privado de Bruninho, irá cumprir 15 anos.
Com fisionomia séria, Bruno e Dayanne acompanham sessão | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Bruno é acusado de mandar matar Eliza e sequestro e cárcere privado do filho. Dayanne responde pelos dois últimos | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Bruno e Dayanne vão receber o veredicto de sete jurados. Quinze testemunhas serão ouvidas. A mais esperada é Jorge Luiz Lisboa Rosa, primo de Bruno. Foi a partir dele que a Polícia teve a certeza da morte de Eliza. Mas ele apresentou sete versões para o caso, largou o Programa de Proteção à Testemunha e deu entrevistas às vésperas do julgamento. “Há provas para a condenação de Bruno”, afirmou o promotor Henry Vasconcelos, responsável pela acusação.
Para Tiago Lenoir, advogado de Bruno, os jurados vão absolvê-lo. Ele sustenta que o ex-atleta é inocente. “Consta até a certidão de óbito da Eliza dada pela Justiça antes de o meu cliente ir a júri”, protestou. O julgamento deve durar cinco dias. Quarta-feira, o TJ de Minas julga pedido de liberdade de Bruno, preso há dois anos e oito meses no presídio Nelson Hungria.
Um dos detentos acusa o jogador de ter regalias e de não trabalhar na lavanderia da penitenciária, conforme noticiou o portal R7. “Tem frigobar na cela, DVD, toma uísque, cheira cocaína, come do bom e do melhor”. O advogado do goleiro, Thiago Lenoir, e a Subsecretaria de Administração Prisional negam.
Estratégia da defesa: desmoralizar
Desmoralizar o depoimento de Macarrão e de Jorge Luiz Rosa, primo de Bruno, é a principal estratégia dos advogados do ex-atleta. O grupo ainda vai fazer a defesa de Dayanne. “O Jorge já apresentou sete versões para o caso e no tribunal pode apresentar a oitava. Na dúvida, os jurados absolvem”, alega Tiago Lenoir.
Para o criminalista Luiz Flávio Gomes, a saída para defesa é mesmo essa. “Desmontar o depoimento de Macarrão é a tática óbvia. Quanto ao primo de Bruno, ele só não mentiu sobre o fato de Eliza ter sido morta. Portanto, não acredito que os jurados levarão em consideração o depoimento dele”, avaliou Luiz Flávio.
O processo de Bruno tem quase 18 mil páginas. Faltam ser julgados três acusados, entre eles o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Ele é acusado de ter sido contratado para matar Eliza. Ex-namorada de Bruno, Fernanda Gomes de Castro foi condenada a cinco anos, em regime aberto, por sequestro e cárcere privado de Bruninho.