Rio -  Pessoas com deficiência podem encontrar, neste início de mês, cerca de milvagas abertas no mercado de trabalho do Estado do Rio. As chances são para diversos setores e quem quiser se candidatar com praticidade tem a internet como aliada. A qualificação para esse público também é exigida. Há opções para formação gratuita.
Só o Oportunidades Especiais, que recebe currículos por meio do endereço www.oportunidadesespeciais.com.br, está com mais de 500 vagas abertas. O número de chances pode crescer ao longo do mês, pois são dezenas de empresas que integram o projeto e recrutam mão de obra de pessoas com deficiência.
A Faetec, no projeto Oportunidades Especiais, oferece vagas de trabalho para deficientes no Estado do Rio | Foto: Divulgação
A Faetec, no projeto Oportunidades Especiais, oferece vagas de trabalho para deficientes no Estado do Rio | Foto: Divulgação
Além dele, o Núcleo de Atendimento ao Deficiente (Nead), da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab), também tem vagas para deficientes. Em 2012, foram ofertadas mais de 600 chances. A partir de amanhã, são 74 vagas para cargos com salários que variam de R$ 700 e R$ 1.163 em todo o Estado do Rio.
Quem quiser se candidatar deve procurar o posto do Nead na sede da Setrab, na Avenida General Justo 275, térreo, Castelo, no Município do Rio, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30. A internet também tem sido um meio democrático de oferecer vagas e praticidade para esse público. Sites especializados (veja ao lado), que combatem o pouco espaço de divulgação, aproveitam a web para fazer uma ponte com o profissional.
“Acredito que o preconceito e a falta de informações por parte das organizações são os maiores empecilhos para a inserção dos deficientes no mercado de trabalho”, comenta Giovani Falcão, gestor de Projetos e Comunicação da Top Quality.
Apesar das dificuldades, pessoas com deficiência também têm a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, como aliada. Na última rodada, em janeiro, foram ofertadas 114 mil vagas para os cursos gratuitos da instituição. As novas oportunidades vão surgir em abril e deficientes podem se candidatar.
Esse é o caso de Renan Barbalho Pacheco, 25 anos, que se graduou em Montagem e Manutenção de Computadores. Mas no futuro, os planos são focados na formação: “Quero ser microempreendedor, ter minha própria empresa. Deficientes serão bem vindos” afirma, o jovem que começou treinamento de basquete para cadeirantes.
Há cotas para contratação
Profissionais com deficiência também têm cotas como um auxílio na construção de carreira em grandes empresas. Segundo o Artigo 36 da Lei 7.853/1989, o quadro de funcionários de uma companhia com cem ou mais funcionários deve direcionar de 2% a 5% de seus cargos a esse público.
A lei determina oportunidades dependendo do tamanho da empresa: até 200 empregados, 2%; de 200 a 500, 3%; de 500 a mil, 4%; mais de mil, 5%.
O gestor de relacionamento e administrativo da Top Quality, Carlos Pereira, complementa: “Empresas também têm a obrigação depromover a acessibilidade, dar condições do profissional exercer a função”.