Rio -  Para a campeã Vila Isabel, o Carnaval ainda não chegou ao fim. Após os diversos festejos de comemoração pelo título conquistado neste ano, a Azul e Branca segue com a agenda lotada de compromissos. Na madrugada desta terça-feira, integrantes da bateria da escola embarcaram para a Argentina, onde participarão da exibição do Carnaval do Rio na província de San Luis.
viagem, contudo, não é novidade para os componentes da Swingueira de Noel. Este é o quarto ano consecutivo que o evento de confraternização acontece na pequena cidade argentina que, curiosamente, contou com a presença dos ritmistas da atual campeã em todas as edições.
Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Ritmistas se reúnem na frente da quadra antes de embarcar | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Enquanto os ritmistas aguardam a viagem com a máxima ansiedade, mestre Wallan já parece bastante adaptado ao rotineiro evento. Em conversa com o DIA na Folia, o comandante da Swingueira de Noel não deixou de comemorar mais um ano de participação na grande festa, e também exaltou a recompensa de mais um trabalho realizado com êxito diante da presença garantida no evento sul-americano, que acontece neste final de semana.

"Depois de toda a tensão de mais um ano de trabalho, ainda estamos vivendo as comemorações deste campeonato. É muito bom estar presente em mais um ano desta grande confraternização. Podemos ver isso como o reconhecimento de um trabalho que vem sendo bem feito. Já é o quarto ano que estamos marcando presença nesta viagem e é muito bom ver que estão gostando do que temos mostrado. Desde a época do Atila, estamos indo para lá e sendo muito bem recebido pelos argentinos, é uma grande festa do carnaval e fazer parte dela é mais um motivo para comemorarmos", disse.
Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Wallan mantém a calma para começar novo ano de trabalho | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Tranquilidade por uma nova temporada

Mesmo com o compromisso na Argentina, o pensamento sobre mais um ano de trabalho não sai da cabeça de Wallan. Com o período de recesso antes do retorno aos ensaios, o comandante da Swingueira ressalta a calma pelo início de mais uma temporada de atividades. Ainda sem acesso às justificativas das notas dos jurados, o mestre preza a cautela para comentar qualquer assunto sobre reparos ou focos na bateria.

"Esta fase pós-carnaval é um momento de reflexão para todos nós. Ainda estamos esperando as justificativas que serão divulgadas em breve para podermos começar a planejar os focos de mais um ano de trabalho. É claro que temos novas ideias para colocar em prática, mas temos que manter a calma e esperar o momento e o jeito certo de começar a executar tudo o que está em mente. Neste ano, fomos agraciados com um samba e um enredo muito bom, tivemos a honra de trabalhar com uma base sensacional, com um foco bastante direcionado e esperamos que para o próximo carnaval possamos ter novamente uma chance de ouro como esta", comentou Wallan.
Trabalho árduo em prol do sucesso

Há dois anos no comando da bateria da Vila, Wallan é um dos mestres de bateria mais jovens do Carnaval carioca. Nascido e criado em Vila Isabel, o comandante segue vivendo toda uma fase de desenvolvimento profissinal na escola do coração. Sempre apoiado pela diretoria da Azul e Branco, o mestre reforçou todo o momento de transição pelo qual passam os ritmistas da escola. O árduo empenho e as boas condições disponibilizadas pela agremiação seguem como principais aliados em busca de uma maior consistência do trabalho.
Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Wallan está no cargo de mestre de bateria há dois anos | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
"Não tenho como negar que é uma fase muito especial para mim. Estou há dois anos desempenhando esta função de mestre e venho crescendo junto com a bateria, desenvolvendo sempre um pouquinho a mais. No primeiro ano conseguimos ter uma melhora no rendimento das notas que haviamos recebido, já em 2013, acabamos seguindo com a mesma pontuação que no ano anterior. É preciso ter calma, não é fácil, mas, aos poucos, estaremos conseguindo chegar ao ápice do nosso trabalho. Temos o grande apoio da nossa diretoria nos dando total condição para executar todo o trabalho, e isso também é muito importante. Tenho a certeza que cada passo que damos tem uma grande importância", comentou o jovem mestre.
Novidade em preparação

Ainda um pouco distante do início da maratona de ensaios, Wallan revelou mais um de seus projetos com a Vila Isabel. Fato já ocorrido em 2012, a bateria da Vila Isabel voltará a realizar uma oficina de percussão. O projeto terá início no mês de abril, com o principal objetivo de desenvolver novos ritmistas e aprimorar alguns dos detalhes rítmicos com os próprios integrantes da Swingueira. Segundo Wallan, a aposta em novos talentos caseiros precisa ser vista com mais valiosidade no Carnaval.

"Em abril estaremos recomeçando nossa oficina, queremos desenvolver novos ritmistas e também aprimorar ainda mais o nosso pessoal. Estamos focados em unificar cada vez mais todos os nossos segmentos. Filtrar os detalhes que ainda não estão 100% perfeitos e mostrar que o nosso lema caracteriza sim o nosso trabalho. Uma bateria, um som", concluiu Wallan.