Vaticano - Mais cinco cardeais, que têm direito a voto no conclave (quando será eleito o novo papa), chegaram nesta terça-feira a Roma. Os religiosos participam do segundo dia de reuniões do Colégio de Cardeais. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse nesta terça que há 108 eleitores presentes nas reuniões. No total, 115 cardeais, que têm menos de 80 anos, estão aptos a votar na escolha do sucessor de Bento XVI.
A data de início do conclave será definida depois da chegada de todos os cardeais com direito a voto, segundo o porta-voz. A partir de hoje à tarde, a Capela Sistina estará fechada ao público. O comunicado é do Museu do Vaticano. No mesmo período, também estarão fechados o Apartamento dos Borja e a Coleção de Arte Religiosa Moderna.
As reuniões preliminares ocorrem na Sala do Sínodo, no Vaticano. Nesta terça-feira, os encontros foram realizados, apenas pela manhã, e tiveram um momento de meditação que foi celebrada pelo pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa.
Os debates ocorrem em italiano, inglês, espanhol e francês. Há intérpretes para a tradução. Porém, nas conversas paralelas, os grupos se reúnem, sem tradutores e conversam em diferentes idiomas. Na relação dos mais de 140 cardeais presentes, há cinco brasileiros.
O porta-voz disse que o Vaticano produziu um documento com a biografia e as fotos de todos os cardeais para que eles se conheçam. Cada cardeal recebeu uma pasta com o documento.
As informações são da Agência Brasil