Rio -  Você já se deparou com algum carro pegando fogo? Já reparou que as pessoas largam o veículo em qualquer lugar e saem correndo com medo de uma explosão ou de sofrer algum ferimento provocado pelas chamas?
Por isso, Automania reuniu algumas dicas do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) sobre como agir caso o seu automóvel sofra um incêndio.
Identificado o princípio de incêndio, o primeiro passo é manter a calma, estacionar o carro em um local seguro e fazer com que todos os ocupantes saiam do veículo.
Para evitar atropelamentos, sinalize a parada de seu automóvel com o triângulo de emergência.
Feito isso, procure o extintor de incêndio. Ele normalmente fica próximo ao banco dopassageiro dianteiro direito (geralmente embaixo).
Retire o lacre, mire no foco do incêndio e dispare. Mantenha sempre uma distância segura em relação ao fogo.
Caso perceba que a proporção do incêndio é maior que a capacidade do extintor, afaste-se do veículo e chame os bombeiros imediatamente.

PREVENÇÃO
Para ter certeza de que vai poder contar com o extintor na hora da emergência, frequentemente verifique se o indicador de pressão do extintor não está na faixa vermelha (deve estar na verde). Veja se o lacre está intacto. Confira se o equipamento tem o selo do Inmetro e se está dentro do prazo de validade (de 5 anos). Observe se não está enferrujado, amassado ou com outro dano importante.
Mesmo que, aparentemente, o problema esteja solucionado, vale a pena ligar para 193 e chamar o Corpo de Bombeiros. Eles vão enviar uma equipe para conferir se não há mais riscos ou necessidade de combater novos princípios de incêndio. Os bombeiros também fornecerão um relatório técnico sobre a ocorrência, fundamental para a solicitação de indenização junto à seguradora.
CLASSIFICAÇÃO
Os extintores de incêndio obrigatórios no veículo são da categoria ABC, de uso misto:
- Classe A: Para combater incêndios em bancos, painéis e pneus.
 - Classe B: Para incêndios do próprio combustível do veículo (etanol, gasolina e diesel).
- Classe C: Para combater incêndios em partes elétricas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a ausência do extintor é infração grave, que causa perda de 5 pontos na carteira do motorista e gera multa de R$ 127,69.