Rio -  Dois eram os motivos de alegria do guarda municipal aposentado Edson Costa, 50 anos, na manhã desta segunda-feira (04/03): a vitória do seu Botafogo sobre o Flamengo e a primeira consulta após receber um novo rim. Edson e o irmão, Joel, participaram da primeira cirurgia de transplante intervivos do Centro Estadual de Transplantes (CET), no dia 22 de fevereiro.
De uma família com nove filhos, Edson teve a sorte de dois de seus irmãos se oferecerem para doar um rim e os órgãos serem compatíveis com ele. O escolhido foi Joel, de 44 anos, com 100% de compatibilidade. A cirurgia de transplante foi realizada com sucesso e Edson teve alta hospitalar na última sexta-feira.
Edson Costa, de 50 anos, passa bem após trasplante de rim | Foto: Divulgação
Edson Costa, de 50 anos, passa bem após trasplante de rim | Foto: Divulgação
"Estou me sentindo muito bem. Quando voltei para casa fui recebido com um cartaz de boas-vindas e com muito carinho pela minha família e amigos", conta Edson. "Agora, quero aproveitar os feriadões para viajar, coisa que não conseguia fazer por causa da hemodiálise. Era um tipo de prisão. Também quero muito voltar a exercer alguma atividade ano que vem. É bom para aumentar a renda, né?".
Por enquanto, Edson vai se concentrar em sua recuperação. Nesta segunda-feira, ele compareceu ao Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, para realizar exames clínicos e fazer uma revisão médica. O irmão doador, Joel, também passou por exames.
"Edson está ótimo. Os exames apontam que os índices de ureia e creatinina já estão diminuindo. À medida que eles se normalizem, vamos cortando os medicamentos imuno-depressivos", esclarece Luciano Morgado, médico que está acompanhando Edson.
As consultas se repetirão semanalmente no primeiro mês. Mantendo bons resultados, a partir do segundo mês Edson comparecerá ao hospital quinzenalmente.
Primeira unidade estadual a realizar procedimento
O Centro Estadual de Transplantes foi inaugurado no dia 21 de fevereiro, no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca. Inicialmente apta para realizar transplantes de rim e fígado, o novo centro vai, em breve, oferecer também transplante de pâncreas. Essa é a primeira unidade da rede estadual de saúde a realizar os procedimentos, antes só feitos por hospitais federais, universitários e conveniados ao SUS.
Totalizando um investimento de R$ 3 milhões, a unidade conta com centro cirúrgico, com cinco salas, e aparelhos de ponta para realizar cirurgias de alta complexidade, UTI, e ambulatório. A expectativa é realizar no primeiro ano de funcionamento cerca de 200 transplantes de rim e 100 de fígado.
No dia 5 de fevereiro, pacientes antes cadastrados no Hospital Federal de Bonsucesso começaram a ser convidados a agendar consultas na nova unidade para a atualização de seus cadastros.
Números
O estado do Rio registrou nos últimos três anos o maior avanço nacional na área de doação de órgãos. Em 2010, o Rio de Janeiro ocupava a lanterna no país na área, pulando para a atual 3ª posição no ranking. Em 2011, houve um crescimento de 50% no número de doadores em relação a 2010, chegando a 121. Em 2012, foram 221 doadores e a meta para 2013 é superar 250 captações.
Hoje, mais de 23 mil brasileiros aguardam por um transplante, dos quais cerca de 1.600 vivem no Rio de Janeiro.