São Paulo -  O Corinthians terminou a fase de grupos da Libertadores como queria: líder do Grupo 5. A vitória por 3 a 0 sobre o San José coloca o time de Tite momentaneamente como o segundo melhor desta fase atrás apenas do Atlético-MG. Tem 13 pontos contra 15 dos mineiros. Porém, como seis grupos ainda estão abertos, a situação privilegiada dos corintianos pode estar ameaçada.

Nacional, Libertad, Olimpia e Santa Fé podem superar o Corinthians e jogá-lo para a sexta melhor campanha da fase de grupos, o que comprometeria as pretensões do clube de trazer para o Pacaembu os jogos de volta de mata-mata a partir das quartas de final. Nas oitavas essa vantagem está assegurada.
Foto: Luiz Fernando Menezes / Agência O Dia
Corinthians de Tite tem a segunda melhor campanha da Libertadores | Foto: Luiz Fernando Menezes / Agência O Dia
Na Libertadores as campanhas da fase de grupos são levadas para as etapas seguintes. Assim, quem soma mais pontos nesta primeira parte do campeonato ganha o direito de decidir em casa os duelos contra rivais que fizeram menos pontos. É o caso do Atlético-MG, que com 100% de aproveitamento em cinco jogos já é o melhor time do torneio até aqui e poderá jogar a partida de volta das partidas eliminiatórias em Belo Horizonte.

Em 2012 o Corinthians teve a segunda melhor campanha da fase de grupos. O Fluminense foi o primeiro. Como o time carioca caiu para o Boca Juniors nas quartas de final, o Corinthians passou a ser o time com melhor campanha e, consequentemente, teve para o direito de decidir os confrontos em casa até a final .

Veja a situação de cada clube que pode ultrapassar o Corinthians

Nacional
Lidera o grupo 1 com 10 pontos. Pode chegar a 13, mesma pontuação do Corinthians, se vencer o Barcelona na última rodada em Guayaquil, dia 17. Porém, para ultrapassar o timebrasileiro, os uruguaios terão de vencer por três gols de diferença e assim igualar o saldo, hoje 8 a 5 a favor dos corintianos. Como o segundo critério de desempate é o número de gols marcados, o Nacional ultrapassaria o Corinthians. Os dois times têm 10 gols.

Libertad
Líder do grupo 2 com 8 pontos. Pode chegar a 14 se vencer o Palmeiras - nesta quinta-feira no Pacaembu - e o Tigre, dia 18, em Assunção.

Independiente Santa Fé
Líder do grupo 6 com 11 pontos. Para ultrapassar o Corinthians basta vencer o RealGarcilaso em Bogotá no dia 16.

Olimpia
Lidera o grupo 7 com 10 pontos. Situação parecida ao do Nacional. Precisa de vitória por dois gols contra o Newell's Old Boys, nesta quinta-feira, para superar o saldo do Corinthians.
As informações são do iG