Na última quarta-feira (3), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou uma proposta de mudança no rodízio de carros. O projeto de lei 26/2013, criado pelo vereador Mario Covas Neto, tem como objetivo tornar menos rigorosa a fiscalização do rodízio .
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O que muda na lei de rodízio de carros em SP?
Se a lei for aprovada definitivamente, os motoristas que desrespeitarem o sistema de rodízio de carros na capital paulista pela primeira vez sofrerão uma advertência por escrito. Só será possível descumprir a regra uma vez a cada 12 meses sem que haja a necessidade de pagar multa.
O vereador Mario Covas Neto também defende a ideia de perdoar a multa de quem desrespeitar o rodízio e provar a inocência. Desta forma, se o motorista não conseguiu chegar ao seu destino a tempo, principalmente por causa de um trânsito caótico, ele não será obrigado a pagar a multa de R$85,13, mas ganha uma advertência e 4 pontos na CNH. Vale ressaltar que o condutor só se isenta da cobrança se ele não tiver sofrido multas por rodízio no último ano.
A Lei do rodízio de carros em São Paulo é de outubro de 2007 e foi criada com o objetivo de melhorar as condições do trânsito na cidade mais desenvolvida do país. Na época em que a lei foi criada, a frota na capital era de quase 5 milhões. Depois de mais de 5 anos, o número de veículos já passa de 7 milhões.
Para que as mudanças na lei do rodízio sejam implantadas, o projeto terá que ser votado pela segunda vez na Câmara de Vereadores. Se o maior número de votos a favor, a proposta será encaminhada para o prefeito de São Paulo, que tem o poder de autorizar ou vetar.
Os vereadores que são contra o projeto de Mario Covas Neto sentem medo de que a mudança nas regras aumente o caos no trânsito de São Paulo.
Como funciona o rodízio de carro em São Paulo?
Os finais das placas proibidas de circular durante o horário de rodízio:
Segunda: 1 e 2
Terça: 3 e 4
Quarta: 5 e 6
Quinta: 7 e 8
Sexta: 9 e 0
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