Rio -  Estamos no mundo para cumprir nossa missão e não para fazer o que faz sentido apenas para as outras pessoas. Gerir bem seu tempo é fazer a gestão da própria vida. Organizar o tempo é como empilhar pedras: se escolhermos primeiro as pedras grandes, elas sustentarão as menores. As pedras maiores representam nossos valores mais importantes. Veja abaixo como organizar melhor sua vida profissional.
Por Janaina Ferreira
PERGUNTA E RESPOSTA
Tenho um bom emprego e venho trabalhando muito, mas meus filhos estão crescendo e mal os vejo. Como posso mudar essa situação? Sou feliz no meu emprego, mas não quero trocar minha família por ele.
Helen, Vaz Lobo

Olá, Helen! O psicólogo americano Jim Loehr nos ensina que para o executivo ser produtivo — lidando com a competição, o estresse e o foco nos resultados — precisa cuidar de quatro dimensões importantes. O profissional deve estar fisicamente energizado, emocionalmente conectado, mentalmente focado e espiritualmente alinhado com seus valores e propósitos de vida.
Você fala de desequilíbrio na dimensão emocional e espiritual, por isso, é importante se perguntar: o que tem verdadeiro valor na sua vida? Você dedica a sua vida àquilo que realmente dá importância ou aos valores dos outros?
Anote as coisas que são mais importantes para você e indique o tempo que dedica a cada uma delas. A partir dessas respostas, você poderá analisar o que gostaria de mudar na sua vida e criar rotinas mais positivas.
O compositor Gonzaguinha afirmou, na canção “O que é? O que é?”: “somos nós que fazemos a vida, como der, ou puder, ou quiser”. Para ganhar qualidade de vida, os profissionais estão agendando compromissos pessoais e profissionais com igual disciplina. Com o tempo curto, a solução é escolher bem os programas e alegrar a rotina.
Tudo pode ser divertido se a família fizer junto: cantar no caminho de levar as crianças para a escola, assistir a um lindo filme, seguir a trilha das formigas no Jardim Botânico, planejar um fim de semana alegre e descontraído. Dessa forma, sejamos mais felizes lembrando, novamente, de Gonzaguinha: “viver! E não ter a vergonha de ser feliz”.
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças