sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cartões-transporte da JMJ: Falta pagar a conta


Cartões-transporte da JMJ: Falta pagar a conta

Tíquetes que vão compor o kit peregrino foram confeccionados, mas ninguém ainda pagou o custo de R$ 70 milhões. Voos extras já chegam a 149 no período da Jornada

CHRISTINA NASCIMENTO E FRANCISCO EDSON ALVES
Rio - Um mistério ronda o kit peregrino que será distribuído na Jornada Mundial da Juventude (JMJ): quem vai bancar as 600 mil unidades do cartão-transporte que vai compor o pacote entregue aos fiéis inscritos no evento católico?
A despesa deste item chega a cerca de R$ 70 milhões. O tíquete poderá ser usado pelos participantes em ônibus, metrôs, trens e barcas no encontro dos jovens com o Papa Francisco.
A assessoria da Rio Eventos Especiais, empresa municipal que ajuda na preparação do encontro, informou que essa conta não é de responsabilidade da prefeitura.
Um grande número de pessoas que utilizarão o BRT é esperado durante a Jornada Mundial da Juventude
Foto:  Paulo Alvadia / Agência O Dia
Já a organização da JMJ, até o final da noite, disse que não tinha uma resposta sobre o questionamento envolvendo o gasto financeiro do tíquete.
A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor) esclareceu que confecciona o cartão-transporte, mas não banca o custo dele. Disse ainda que está aguardando orientação da Jornada sobre como será tratado o assunto.
O peregrino que comprar o kit terá entre as vantagens um seguro, acesso gratuito a algumas programações culturais, hospedagem e alimentação mais baratas.
Até esta quinta-feira, 250 mil pessoas tinham feito inscrições, o que daria direito ao pacote especial. Este número, no entanto, deve ser ainda maior.
A educação dos motoristas recebeu nota 8,03 em escala de 0 a 10
Foto:  Paulo Alvadia / Agência O Dia
A expectativa é de pelo menos 149 voos extras entre 15 de julho a 4 de agosto. A maioria é para viagens domésticas, vindas de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. A autorização é dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O evento terá novidades no atendimento ao público. Uma delas é o sistema de água usado nos banheiros, que é holandês e foi utilizado nas Olimpíadas de Londres. Sacos de água potável servirão as pias e, posteriormente, serão reaproveitados para os mictórios.
Caminhões farão a limpeza dos banheiros. O tratamento dos dejetos residuais será feito em estações improvisadas na região.
Baterias antiaéreas para os eventos
O governo federal assinará nos próximos dias o contrato de compra de duas baterias antiaéreas, com 16 carros cada, mas não há certeza de que o material chegará no Brasil a tempo de ser instalado em Guaratiba para a visita do Papa.
Segundo um oficial superior do Exército, o objetivo principal da aquisição é o sistema de defesa para grandes eventos. As baterias contam com dois canhões de 35 milímetros, radar de visão para um raio de 15 quilômetros e pode atingir alvo a 5,5 quilômetros de altura.
Para garantir maior precisão, o equipamento será regulado para atingir alvos a três quilômetros de altura.
Aposta para transportar os fiéis
A pesquisa do Insider, que ouviu dois mil usuários do BRT Transoeste durante uma semana em abril, foi feita nas dez estações de maior movimento.
Os índices de satisfação animam a Fetranspor por causa da aproximação da data da Jornada Mundial da Juventude. Para o diretor técnico do instituto, Marco Rebelo, os resultados positivos foram “surpreendentes”, já que em março a prefeitura multou o sistema em R$ 50 mil por problemas operacionais.
Previsão é que o Papa Francisco leve público em torno de 1,5 milhões fiéis a Copacabana durante a Jornada
Foto:  Efe
Segundo o estudo, na média geral os entrevistados deram nota 7,64 ao sistema, numa escala de zero a dez. A rapidez ficou com a melhor avaliação: 76% dos clientes dizem que viagem ficou mais rápida. Ela passou a ter duração menor em até 34 minutos em média, em comparação com ônibus comuns.
No estudo, as estações foram elogiadas por 96% dos usuários, em relação a conforto, segurança e limpeza.
O maior problema relacionado, porém, foi a superlotação, criticada por 30% dos entrevistados. Outros 25% se disseram insatisfeitos com a demora dos ônibus.No fim da tarde de ontem, filas enormes se formavam no Terminal Alvorada.
A Fetranspor revelou ainda que no ranking que mede a qualidade dos BRTs no mundo, o Transoeste foi classificado na categoria ouro entre 11 concorrentes e recomendado como exemplo a ser seguido por outras cidades.
O levantamento foi divulgado no início do mês pela Institute for Transportation and Development Policy (“Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento”).
O Transoeste tem 44 estações, 91 ônibus articulados e outros 20 não articulados.
BRT: ônibus articulados em novo trecho
Um dos principais meios de transporte a ser usado pelos peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude, o BRT Transoeste passa, a partir de amanhã, a contar com ônibus articulados a cada dez minutos em novo trecho.
Entre 5h30 e 8h30 sairão da Estação Mato Alto com destino ao Terminal Alvorada, parando nas estações de Ilha de Guaratiba, Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende.
Pelo menos três mil passageiros serão beneficiados diariamente com o novo serviço expresso.
O anúncio foi feito ontem pela Fetranspor, durante apresentação de pesquisa encomendada ao Instituto Insider, garantindo que 93% dos 100 mil usuários transportados por dia, estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o funcionamento do sistema.
De acordo com o gerente geral do BRT Transoeste, Alexandre Castro, outras medidas estão sendo adotadas para ajudar a agilizar ainda mais o fluxo de locomoção dos clientes.
“Os 60 ônibus das linhas alimentadoras (que levam usuários dos bairros até as estações do BRT), por exemplo, estão ganhando duas roletas. Vinte deles já circulam com a adaptação, reduzindo o tempo de espera nos pontos”, ressaltou Castro.
Ele lembrou ainda que foram investidos R$ 150 mil com coberturas ao redor das estações de Mato Alto e Magarça.

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