sábado, 15 de junho de 2013

A Livina subiu no telhado

A Livina subiu no telhado

Unificação de plataformas pode trazer para o Brasil outro monovolume, o Versa Note

LUIZ ALMEIDA
Rio - A Nissan não confirma, é claro. Por outro lado, também não descarta. Portanto, é muito provável que o Versa Note entre realmente na linha de produção da nova fábrica da marca japonesa, em Resende, interior do Rio de Janeiro, que passará a operar em 2014 — é lá que também serão fabricados o hatch compacto March e o sedã Versa.
Desenho bonito e base comum ao March e ao sedã Versa apontam boas possibilidades para o Note ser produzido na fábrica que a Nissan constroi em Porto Real
Foto:  Divulgação
Atualmente produzido no México, o Versa Note brasileiro seria lançado no primeiro semestre de 2015. E com o lançamento, o modelo chegaria para substituir a atual Livina na linha de produtos da Nissan no Brasil — o destino da Grand Livina, por sua vez, ainda é incerto.
MENOS CUSTOS
Montado sobre a plataforma V — é a mesma dos ‘irmãos’ March e Versa —, o Versa Note chegará ao mercado brasileiro com uma grande responsabilidade. Alavancar as vendas da Nissan no segmento, que tem fortes concorrentes, como o líder Honda Fit, Chevrolet Spin e Fiat Idea, entre outros.
E para fazer frente aos rivais, o Versa Note conta com alguns predicados. Um deles é ostentar design bem mais moderno e menos conservador do que o da Livina. Outra será a oferta de itens de série, com lista de equipamentos bem mais recheada.
Já debaixo do capô, o Versa Note deverá adotar a mesma solução já presente na Livina. O modelo, assim, poderá contar com as motorizações flex 1.6 l 16V e 1.8 l 16V — a primeira entrega 108 cv de potência máxima, enquanto que a segunda fornece 126 cv.
Já no quesito transmissão, o Versa Note deverá manter a caixa manual de cinco marchas da Livina 1.6. Mas o câmbio automático com quatro velocidades que atualmente está presente na Livina 1.8 deverá ser substituído e dar lugar a um câmbio continuamente variável — CVT.


    Nenhum comentário: