Nas Américas, a hantavirose é tida como uma doença emergente e que se manifesta de várias formas, desde doença febril aguda até quadros pulmonares e cardiovasculares. Nesse continente, a hantavirose se caracteriza pelo grande comprometimento pulmonar. Saiba mais sobre o vírus fatal hantavírus.
HANTAVÍRUS
A doença é causada por vírus do gênero Hantavírus pertence a família Bunyaviridae. Os roedores silvestres são os principais reservatórios dessa doença. A infecção humana ocorre com frequência pela inalação de aerossóis formados com urina, fezes e saliva dos roedores infectados. Outras maneiras de transmissão para espécie humana foram descritas.
- Percutânea, através de escoriações ou mordedura de roedores;
- Transmissão de pessoa a pessoa, relatada, de maneira esporádica, na Argentina e Chile;
- Contato do vírus com muco, através de mãos contaminadas com excreções de roedores.
SINTOMAS DA HANTAVIROSE
O processo pulmonar por hantavírus começa com febre e dores musculares. Pode aparecer dor abdominal, diarreia e vômitos. Depois de 4 ou cinco dias, podem surgir tosse e dificuldades respiratórias. A infecção que atinge os pulmões é fatal na maioria dos casos.
Pode ocorrer também infecção renal ligeira ou grave. A função renal deteriora-se pelo acumulo de substâncias tóxicas no sangue e isso provoca náuseas, perda de apetite e fadiga. O volume de urina fica maior do que o normal e o doente só se recuperam após várias semanas.
A forma grave da infecção renal começa de forma semelhante, mas a temperatura aumenta no terceiro ou quarto dia. O primeiro sintoma é a vermelhidão dorosto, que proporciona aspecto de queimado pelo sol. Se for comprimida a pele, produz-se uma marca vermelha e persistente.
TRATAMENTO PARA HANTAVÍRUS
Em geral, são proporcionadas medidas de suporte. Se for tratada a tempo, o medicamento antiviral ribavirina pode ajudar muito. Nos casos de infecção pulmonar deve ser administrado oxigênio e a pressão arterial deve ser controlada para que o indivíduo se recupere. Em alguns casos renais, é possível que seja necessária uma diálise, processo que pode salvar a vida do doente.
A hantavirose pode colocar em risco a vida do indivíduo. Dentre os sintomas da hantavirose está o comprometimento pulmonar e renal. É necessário fazer um acompanhamento minucioso para que a vida do paciente seja preservada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário