sexta-feira, 14 de junho de 2013

Livros antigos: como cuidar, dicas Tome nota de algumas dicas de cuidados para conservar seus livros antigos



Alguns livros estão há tanto tempo conosco que temos um apego especial por eles, mas para conservá-los bem, não basta guardá-los em uma caixa bem fechada, pelo contrário, é preciso dispô-los em uma estante organizada e periodicamente limpá-los. Logo, para cuidar de livros antigos, acomodá-los bem na estante é o primeiro passo, guarde-os na estante, encostados uns nos outros em ângulo reto. Lembre-se de que é preciso ter espaço suficiente para que os livros fiquem bem encaixados, mas possam ser tirados da prateleira sem ter atrito com outros livros e sem que seja preciso puxá-los pela lombada. Caso tenha dúvidas, aprenda como organizar as prateleiras.
631805 Livros antigos como cuidar dicas 1 Livros antigos: como cuidar, dicasNão deixe objetos entre as páginas do livro (Foto: divulgação)

LIVROS ANTIGOS: COMO CUIDAR

As dicas para cuidar de livros antigos são afastar a poeira para que os produtos não se deteriorem, já que o pó pode ser causador de oxidação deixando as páginas mais escuras. Além disso, a poeira pode se juntar com a gordura e o mofo e faz com que o papel fique manchado. Use uma flanelinha seca para limpar as capas e as estantes. Caso a capa esteja muito suja, você pode usar uma escova macia que deverá ser passada também sobre o corte e a lombada.
631805 Livros antigos como cuidar dicas 3 Livros antigos: como cuidar, dicasTenha sempre por perto uma flanela para limpar as capas dos livros (Foto: divulgação)

DICAS DE CUIDADOS COM LIVROS ANTIGOS

Outra sugestão para cuidar de livros antigos  é sempre manuseá-los com as mãos limpas e secas. Tome cuidado também com alimentos engordurados que podem danificar o livro e deixá-lo feio. Ao abrir o livro, verifique também se sua abertura chega a um ângulo de 180 graus, ou se é preciso abri-lo menos para que a lombada não se quebre. Livros de cabeceira devem ser guardados em capinhas plásticas que possam protegê-los dos danos. Evite também colocar papéis, clipes e até pétalas de rosas dentro dos livros porque podem deixar marcas entre as páginas.
631805 Livros antigos como cuidar dicas 2 Livros antigos: como cuidar, dicasGuarde os livros em prateleiras com espaço o suficiente para tirá-los sem precisar forçar (Foto: divulgação)
Os cuidados com os livros antigostambém se estendem às peças que podem estar engorduradas, se este for o problema do seu livro, umedeça uma flanela com desengordurante e passe sobre a lombada, a capa, as orelhas e verso das capas do livro. Esse procedimento, porém, só deve ser feito em capas plastificadas e em livros que não sejam muito antigos, fabricados antes de 1950, por exemplo. Você pode seguir ainda outras dicas para cuidar de livros de capa dura.

Nenhum comentário: