sábado, 15 de junho de 2013

Zona Oeste na disputa para ter fábrica de veículo elétrico

Zona Oeste na disputa para ter fábrica de veículo elétrico

Grupo Renault-Nissan vai investir R$ 400 milhões no empreendimento na região

AURÉLIO GIMENEZ
Rio - A Cidade do Rio é forte candidata a receber uma fábrica de veículos movidos a energia elétrica da Aliança Renault-Nissan. Terça-feira será assinado o protocolo de intenções entre o governo do estado e o grupo para estudar a infraestrutura necessária com vista à implementação da planta da unidade. Um terreno na Zona Oeste do Rio vai sediar o empreendimento.
Em abril começaram as discussões sobre a viabilidade do projeto GT Veículos Elétricos. Coordenada pelo Programa Rio Capital da Energia, a iniciativa tem como principais pilares a energia de baixo carbono (menos poluente), a eficiência energética e a inovação tecnológica.
Em março, em uma parceria com a prefeitura e a BR Distribuidora, a Nissan lançou o programa de táxis elétricos na Cidade do Rio
Foto:  Paulo Araújo / Agência O Dia
Conforme decreto estadual, os estudos relativos aos veículos elétricos atendem ao compromisso do estado de “viabilizar política ambiental voltada ao incremento da qualidade de vida da população e à geração de emprego e renda, compatível com o desenvolvimento econômico sustentável”. Além de secretarias estaduais e da Renault-Nissan, participam do grupo de trabalho representantes da Petrobras, Light, Ampla e da agência Rio Negócios. 
A perspectiva de implantação da nova fábrica foi anunciada pelo grupo em março, com uma estimativa de investimento de R$ 400 milhões. A divulgação ocorreu no lançamento do programa de táxis elétricos no Município do Rio, em uma parceria entre a empresa, a Prefeitura do Rio e a Petrobras Distribuidora. 
Na primeira fase, duas unidades do Nissan LEAF, veículos 100% elétricos que não emitem poluentes e nem fazem barulho, começaram a rodar pelas ruas da cidade. Até o fim do ano, outros 13 serão adicionados à frota de táxis.
A implantação da montadora Nissan em Resende, no Sul Fluminense, está com o cronograma das obras adiantado e a previsão de início de operações é para o primeiro semestre de 2014. Ali, serão produzidos 200 mil veículos por ano dos modelos March e Versa. O custo do empreendimento é de R$ 2,6 bilhões e serão abertos 2 mil postos de trabalho diretos e mais 2 mil vagas indiretas.
PARQUE DE FORNECEDORES
Além da montadora, será implantado o parque de fornecedores, um investimento de R$ 300 milhões. Seis empresas anunciaram participação: Mitsui Steel (bobinas de aço), Yorozu (suspensão), Tachi-S (bancos), Kinugawa Rubber (tiras para vedação) e CalsonicKansei (escapamento); e a Faurecia (parte interna das portas).


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