sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Facebook não sairá do ar no Brasil após cumprir ordem judicial e apagar posts

Facebook não sairá do ar no Brasil após cumprir ordem judicial e apagar posts

Polêmica começou depois de uma briga entre a apresentadora Luize Altenhofen e o o dentista Eudes Gondin Jr.

O DIA

Rio - A Rede Social Facebook cumpriu, nesta quinta-feira, decisão judicial após Justiça de São Paulo ameaçar retirar do ar o site no Brasil. A polêmica começou depois de uma briga entre a apresentadora Luize Altenhofen e o seu vizinho, o dentista Eudes Gondin Jr. por causa do pit bull dela. Altenhofen postou na rede social alguns textos sobre o caso. O dentista pediu na Justiça a remoção do material da Internet, e a solicitação foi aceita, mas o Facebook não havia cumprido a decisão.
Briga entre Luize Altenhofen e um vizinho causa problemas ao Facebook
Foto:  Reprodução Internet

A 1ª Vara Cível da Comarca de São Paulo deu prazo de 48 horas para que a rede social apagasse as mensagens publicadas, sob a pena de retirada do site do ar, por meio do bloqueio do acesso feito por provedores.
De acordo com o Facebook, a ordem judicial foi cumprida, porque dessa vez a defesa de Gondim Jr. enviou os links corretos das páginas. "Uma vez informado o conteúdo ilegal em questão, a ordem judicial foi cumprida", afirmou a empresa, em comunicado.
Eudes acusava o cachorro da apresentadora, um pitbull, de avançar contra seu filho de 3 anos. Ela se revoltou e resolveu desabafar na rede social, afirmando que o dentista era o verdadeiro autor de um ataque contra o cachorro, após o animal ter feito xixi na calçada.
A ação da Justiça foi julgada em junho. No período de um mês, o Facebook deveria cumprir a ordem judicial e retirar as postagens do ar. No entanto, o site americano respondeu que não cumpriria a ordem, pois é gerenciado nos EUA e na Irlanda.
O juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível de São Paulo, ficou irritado com a resposta e determinou que, a partir desta quarta-feira, o Facebook teria 48 horas para remover o conteúdo. Caso a nova exigência não seja cumprida, a rede social pode ficar fora do ar no país inteiro.
"Luize diz que os comentários ofensivos postados na mídia social que devem ser excluídos pelo Facebook por ordem judicial foram desferidos por usuários da rede que sensibilizaram-se com a história de agressão do seu animal de estimação, que foi amplamente divulgada pela imprensa, porém Luize não possui nenhum vínculo com esses usuários", diz uma nota enviada pela assessoria de imprensa da apresentadora.
    Tags: Facebook , ação , judicial , ordem , Mensagem

    Nenhum comentário: