sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Por 6 votos a 1, TSE nega registro à Rede e Marina fica sem partido

Por 6 votos a 1, TSE nega registro à Rede e Marina fica sem partido

Ex-senadora tem até amanhã para decidir se disputará Presidência por outra legenda

O DIA
Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, enterrou ontem, de vez, por 6 votos a 1, as chances de a ex-senadora Marina Silva se candidatar à Presidência ano que vem pelo Rede Sustentabilidade. Os ministros negaram o pedido que Marina fez ao tribunal de validação de 95 mil assinaturas rejeitadas por cartórios eleitorais.
Marina: ‘Vamos ficar mais fortes’
Foto:  Agência Brasil
Oficialmente, a Rede só conseguiu comprovar 442 mil assinaturas de apoio, quando eram necessárias, no mínimo, 492 mil. O único ministro a votar a favor da Rede foi Gilmar Mendes. Os outros seis que votaram contra foram Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia.
A sessão de ontem à noite do TSE foi a última antes do prazo limite para filiações a partidos dos candidatos que querem concorrer em 2014, que é dia 5 de outubro, um ano antes do pleito. Portanto, Marina, que está sem partido, tem até amanhã para decidir se ainda vai querer disputar as eleições por outra legenda.
“Ainda somos um partido. Não temos registro, mas temos o mais importante: temos ética. Vamos ficar mais fortes”, declarou Marina. Hoje, haverá reunião para decidir o que a Rede fará em 2014.
Nas pesquisas lideradas pela presidenta Dilma Rousseff, a ex-senadora vem aparecendo em segundo lugar. Quando foi candidata à presidenta, em 2010, Marina ficou em terceiro lugar, com o equivalente a 19,3% dos votos válidos (19,6 milhões) levando a disputa ao segundo turno.
Depois do resultado ontem, o vereador Jefferson Moura, que ajudou a recolher assinaturas para a Rede no Rio, disse que vai sair do Psol assim que o novo partido for criado. “Sinto que o TSE tenha optado por ouvir as vozes ocultas do Planalto e tomar uma decisão antidemocrática”, declarou. Jefferson afirmou que vai ajudar a conseguir as assinaturas que faltam e explicou que Marina não deverá se filiar a nenhum partido.
Vovó Dilma fala do neto  a Ratinho
A presidenta Dilma Rousseff gravou ontem entrevista de 30 minutos com o apresentador Ratinho, do SBT, no Palácio da Alvorada. A conversa irá ao ar na noite de segunda-feira.
Dilma apresentou o palácio, levou Ratinho à biblioteca e à capela e contou sobre as peripécias de seu neto Gabriel dentro da residência oficial. “Ela falou que o neto quando mexe em alguma coisa lá, ela fala assim: 'Não mexe aí, que isso é do povo brasileiro, não é seu, só pode mexer nas minhas coisas”, relatou Ratinho.

    Tags: Rede , Marina Silva

    Nenhum comentário: