sábado, 5 de outubro de 2013

Marina vai para o PSB e será vice de Eduardo Campos

Marina vai para o PSB e será vice de Eduardo Campos

Acordo foi fechado na manhã deste sábado em Brasília

IG
Brasília - Apesar de ter sido disputada pelo PEN, PPS e até pelo PDT, a ex-senadora Maria Silva vai ser filiar ao PSB e integrar a chapa majoritária do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE), na disputa presidencial de 2014. Marina será a vice de Campos nas eleições do ano que vem.
O anuncio oficial da filiação de Marina no PSB ocorrerá na tarde deste sábado em Brasília. A ex-senadora não deve falar como vice de Campos hoje, mas fontes internas tanto do PSB quanto do Rede Sustentabilidade confirmaram o acordo.
Marina não conseguiu viabilizar a Rede Sustentabilidade a tempo das eleições de 2014
Foto:  Agência Brasil

Segundo fontes ligadas ao PSB e à Rede, as negociações entre ela e o partido se intensificaram na noite desta sexta-feira e foram concluídas na manhã deste sábado. Além de integrar um projeto alternativo ao Governo Federal com peso político para o ano que vem, pesou na decisão de Marina um acordo com o PSB sobre fidelidade partidária. O PSB concordou em não questionar judicialmente eventuais parlamentares eleitos pela legenda que se filiem à Rede, quando ela tiver registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Internamente, o acordo com o PSB é visto também como alternativa para deputados federais que deixaram suas legendas com o intuito de trabalhar pela criação da Rede. Entre esses deputados que devem migrar para o PSB, está o fundador do PV no Rio de Janeiro, Alfredo Sirkis.

Registro indeferido
Após a decisão do TSE que indeferiu o registro da Rede Sustentabilidade, Marina Silva foi procurada por legendas como PEN, PPS, PDT e até o PTB. Em todas ela enfrentou algum tipo de problema. No PEN, Marina entraria com a possibilidade de comandá-lo nacionalmente, mas teria pouco tempo de TV.
No PPS, ela teria condições de apresentar uma candidatura à presidência da República com bom tempo de TV, mas a ex-senadora se negou a fazer uma oposição radical ao PT durante o segundo turno de uma eventual disputa presidencial. Marina também rejeitou a proposta do PPS por causa da centralização do comando do partido na figura do senador Roberto Freire (PPS-SP).
Marina ocupava a segunda colocação nas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais do ano que vem. Seu projeto inicial era ser candidata à presidência da república em partido próprio, Rede Sustentabilidade. Mas o registro da legenda foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral, por 6 votos a 1, na noite de quinta-feira. O Rede Sustentabilidade não conseguiu o número mínimo de assinaturas para viabilizar a criação da legenda.


As informações são de Wilson Lima, do iG

    Nenhum comentário: