sábado, 5 de outubro de 2013

Ricardo Góes vence disputa na São Clemente pela 11ª vez

Ricardo Góes vence disputa na São Clemente pela 11ª vez

Enredo de 2014 é sobre favelas e será desenvolvido por uma comissão de carnaval

RAPHAEL AZEVEDO
Rio - Uma semana após o Império da Tijuca, a São Clemente é a segunda escola do Grupo Especial a escolher seu samba para 2014. Depois de uma finalíssima com duas composições, a agremiação elegeu a parceria de Ricardo Góes, Serginho Machado, Grey, Anderson, FM e Flavinho Segal como a campeã. O resultado foi anunciado por volta das 4h30 deste sábado. O enredo é "Favela" e será desenvolvido por uma comissão de carnaval.

>>> GALERIA DE FOTOS: Os melhores momentos da festa
Ao comemorar sua 11ª vitória na São Clemente, o compositor Ricardo Góes, de 47 anos, afirmou que se sentia como um estreante. "Foi mais uma conquista, mas a alegria é a mesma de como na primeira vez. A parceria está junta há algum tempo e todos se conhecem. Nosso samba foi crescendo e ganhando a simpatia das pessoas. Estou muito feliz", disse. Bastante festejado após o resultado, Góes destacou a força do samba. "A letra conta bem o enredo e a melodia ficou bem caprichada. Gosto muito do conjunto."
Parceria campeã na São Clemente comemora conquista
Foto:  Diego Mendes / Divulgação

Para Serginho Machado, outro integrante do grupo, o hino escolhido permitirá um grande desfile. "A comunidade vai se ver retratada no samba. Fizemos justamente para eles. A melodia é muito forte e a letra é emocionante", analisou Machado, que venceu pela quarta vez. Outra curiosidade na parceria é a presença de FM, nome artístico de Fernanda Maria, filha do campeoníssimo Fernando de Lima, que "contribuiu" na feitura do samba. No total, o time vitorioso gastou aproximadamente R$ 30 mil até a final. Anderson Paz teve a missão de defender a obra na quadra.
Presidente: 'Melhor samba dos últimos anos'
Após alguns anos fazendo fusão entre dois sambas, a diretoria antes do resultado já dizia que só haveria um campeão este ano. Após o anúncio oficial, o presidente Renato Gomes, o Renatinho, encheu a obra de elogios. "É um samba maravilhoso. Posso dizer que é o melhor samba da escola nos últimos anos. Vamos sacudir a Sapucaí."
Rafaela Gomes é a nova rainha de bateria
Foto:  Ricardo Almeida / Divulgação

Ao falar sobre o desenvolvimento do carnaval da São Clemente, que passou para as mãos de uma comissão após a saída da renomada cenógrafa e diretora Bia Lessa, Renatinho garantiu que continua apostando no sucesso do próximo desfile. "A proposta do enredo sobre favelas já era da escola e continua igual. Não houve briga, mas infelizmente não foi possível continuar com a Bia (Lessa). Ela tinha uma proposta muito grandiosa de alegorias e a gente não poderia arcar com isso tudo. Vamos mostrar a vida nas favelas do Rio e também mostrar a realidade de algumas comunidades carentes famosas de outros países."
A responsabilidade do desenvolvimento será de um "núcleo criativo", explicou o dirigente. "Depois que o Fabinho (Fabio Ricardo, ex-carnavalesco) saiu, ficamos com quase toda a equipe que já trabalhava com a gente. O trabalho agora será de um núcleo criativo, um grupo formado por Bruno, Muqueca e Thiago Martins, que serão chefiados pelo Ricardo e pelo Renato (Gomes, ambos irmãos do presidente). Todos eles já vivem o carnaval há muito tempo. Tenho certeza de que eles vão explodir e bombar. Para fechar a equipe, falta apenas definir o coreógrafo da comissão de frente. O escolhido poderá ser do grupo cultural Nós do Morro, fundado por Guti Fraga (atual presidente da Funarte).
Vídeo:  Conheça o samba da São Clemente

Confira a letra do samba campeão
Enredo: Favela
Autores: Ricardo Góes, Serginho Machado, Grey, Anderson, FM e Flavinho Segal
Em busca da felicidade
Trago a esperança no olhar
Sou bisneto de imigrantes
À miscigenação eu vou brindar
Sem régua, sem esquadro
Arquiteto da ilusão
Com muita luta construí o nosso chão...
Pobre... Mas rico de emoção
Livre... Mas preso na paixão
Favela... Te emoldurei em aquarela
Linda nesta Passarela
A força da fé... Sou eu
Se o bem vence o mal... Valeu
O amanhã, vou conquistar
É preciso acreditar
Gangorra da vida
De que lado está?
A fome de amor faz meu sonho sonhar
Na minha lida desço o morro pra vencer
Quero justiça pra poder viver
Devemos dar as mãos e juntos caminhar
Minha favela coisa mais bela não há
É... nas vielas que nasce o mais puro samba
Se tem batucada nos guetos tem bamba
É o coração quem manda...
Eu quero mais é ser feliz
A minha estrela vai brilhar
Oh! São Clemente, eternamente
Vou te amar...
Enredo de 2014 é sobre favelas
Foto:  Diego Mendes / Divulgação



    Nenhum comentário: