Espanha -  O rei Juan Carlos I, da Espanha, foi submetido neste domingo a uma bem-sucedida operação cirúrgica de uma hérnia de disco em um hospital de Madri, onde terá que ficar internado por uma semana. O monarca, de 75 anos, deverá estar completamente recuperado em um período de dois a seis meses, informou o neurocirurgião Manuel de la Torre, que comandou a operação.
Em uma entrevista concedida após a operação na clínica La Milagrosa, De la Torre explicou que a operação consistiu na retirada de duas hérnias e que quando Juan Carlos I estiver totalmente recuperado não precisará de muletas. O cirurgião informou que o rei "está se recuperando estupendamente bem" e quando sair da clínica deverá continuar sua reabilitação em sua residência, o Palácio da Zarzuela, que fica próximo a Madri.
Juan Carlos I saiu da sala de cirurgia três horas após entrar na sala de operações e precisou ser submetido a uma anestesia geral. A rainha Sofia, os príncipes das Astúrias e as infantas Elena e Cristina aguardaram a realização da cirurgia dentro do hospital.
Sofia foi para a clínica acompanhada de suas duas filhas, e algum tempo depois o filho de Juan Carlos I, o príncipe Felipe, acompanhado de sua esposa, chegaram no hospital. O príncipe das Astúrias disse aos jornalistas que a operação do monarca "foi muito bem" graças ao "magnífico trabalho" do cirurgião e assegurou que o rei está "satisfeito" de ter superado uma situação incômoda devido às dores.
Felipe afirmou ainda que seu pai terá um "trabalho duro" em sua recuperação. Ao entrar na clínica, o monarca, sorridente, brincou sobre sua saúde e falou: "outra vez, outra vez...". Em três anos, esta é a sétima operação a que Juan Carlos I precisa se submeter.


EFE